Um dos passeios mais tradicionais da Chapada é o que passa inicialmente pelo Véu de Noiva e vai até o Morro de São Gerônimo, cuja caminhada dura em média 3 horas.
O Mirante do Geodésico fica num platô com vista panorâmica em direção a Cuiabá. Alguns dizem que ali é ponto central da América do Sul, mas há discordâncias – esse é um daqueles temas recorrentes nas conversas de boteco da Chapada.
Um pouco mais distante da cidade, o turista pode visitar a Cachoeira da Matinha (uma formação diferenciada, com um declive menor e várias quedas). A caverna Aroe Jarí, também mais afastada do centro, dentro de uma propriedade particular (é preciso entrar com guia), é formada basicamente por arenito e tem cachoeiras no seu interior. Ao cruzar a caverna, chega-se na bela Lagoa Azul – um dos cartões-postais da Chapada.
Os menos preparados para aventuras não têm com que se preocupar: a contemplação das maravilhas do lugar pode também ser feita por carro ou por trilhas menos severas. Pontos como o Morro dos Ventos, a Cidade de Pedras, ou o Penhasco - próximos ao centro da cidade - permitem que o visitante chegue às partes mais interessantes de carro, ou com caminhadas fáceis.
Escrito por Time Out Viagem editors