A cerca de 70 quilômetros de Cuiabá, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 para preservar os ecossistemas de cerrado, matas de encosta e ciliares, 50 sítios arqueológicos (com pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos), monumentos históricos e as cabeceiras dos rios que compõem as bacias hidrográficas Alto Paraguai e Amazônica.
Os atrativos do lugar são muitos: cachoeiras - a Véu de Noiva, com 86 metros de queda, é a mais famosa - e enormes formações rochosas de arenito com diversos mirantes, de onde se avista a planície pantaneira.
O ponto mais alto da chapada é o Morro de São Gerônimo, um enorme platô com as bordas arredondadas a 850 metros de altitude. O cume só é alcançado a pé. Os místicos acreditam que ali pousam discos voadores. Um outro mirante é o Morro dos Ventos, onde há um restaurante panorâmico e uma lojinha de presentes.
Rochas esculpidas pelo vento, formas que lembram muralhas, castelos e ruínas de uma cidade. Assim é a Cidade de Pedra, outro lugar que merece visitação.