Time Out Viagem

Contexto

Dizem que há forças ocultas na Chapada dos Guimarães - e elas são do bem.

A cerca de 70 quilômetros de Cuiabá, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 para preservar os ecossistemas de cerrado, matas de encosta e ciliares, 50 sítios arqueológicos (com pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos), monumentos históricos e as cabeceiras dos rios que compõem as bacias hidrográficas Alto Paraguai e Amazônica.

Os atrativos do lugar são muitos: cachoeiras - a Véu de Noiva, com 86 metros de queda, é a mais famosa - e enormes formações rochosas de arenito com diversos mirantes, de onde se avista a planície pantaneira.

O ponto mais alto da chapada é o Morro de São Gerônimo, um enorme platô com as bordas arredondadas a 850 metros de altitude. O cume só é alcançado a pé. Os místicos acreditam que ali pousam discos voadores. Um outro mirante é o Morro dos Ventos, onde há um restaurante panorâmico e uma lojinha de presentes.

Rochas esculpidas pelo vento, formas que lembram muralhas, castelos e ruínas de uma cidade. Assim é a Cidade de Pedra, outro lugar que merece visitação.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois