Time Out Viagem

Contexto

Dunas infinitas somadas ao mar esverdeado cearense. Não tem como não dar certo.

Praia do município de Aracati, a 160 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é o destino mais conhecido da Rota do Sol Nascente, no leste do Ceará. Como tantos outros points do nordeste, foram os hippies que se apaixonaram primeiro, nos anos 60 e 70 e Canoa logo foi incorporada ao roteiro oficial de praias cearenses. Mas da era hippie só sobrou sua imagem-símbolo: uma lua com uma estrela no centro, gravada numa das principais falésias da praia. Hoje, Canoa Quebrada é o segundo lugar mais visitado do Estado, só atrás da capital, Fortaleza.

Falésias avermelhadas, coqueiros, dunas e mar esverdeado compõem o visual de Canoa, que tem altas temperaturas durante o ano inteiro – entre 27º e 28º, em média – e fazem do banho de mar uma necessidade. Nem pense em deixar escapar do passeio de buggy pelas dunas (algumas de 40 metros de altura), certamente um dos melhores programas. E com tanta areia, sandboard e “esquibunda” (versão sentada para descer as dunas com a pranchinha) são outras boas formas de se divertir. No mar, considere um passeio tranqüilo de jangada.

Para felicidade de kite-surfistas, Canoa Quebrada tem brisa forte e constante, com ventos de até 30 km/h. A própria praia de Canoa e a parte da costa onde o Rio Jaguaribe encontra com o mar são ideais para a prática do esporte. Todo equipamento – da pipa à prancha – pode ser alugado em pousadas e lojas da cidade. A alternativa mais radical para desafiar os ventos é o paragliding, tipo de pára-quedas motorizado que exige estômago forte e só deve levantar vôo se as condições climáticas forem muito (muito, mesmo) boas.

O surto do turismo na região mudou muito a cara de Canoa Quebrada e há quem diga que a infra-estrutura da cidade não soube se adaptar à velocidade da mudança. Hoje, a rua principal, conhecida como Broadway e agora rebatizada de Dragão do Mar, está repleta de restaurantes, pousadas e lojas, e lembra muito pouco a vilazinha dos anos 60. Durante a temporada, locais e turistas dos quatro cantos do mundo se acotovelam pelos corredores da Broadway nordestina, onde fica concentrado o agito noturno de Canoa Quebrada.

Chuvas, só de março a maio, mas mesmo assim o aguaceiro não é constante e dá para aproveitar bem Canoa. Dias nublados e fechados são uma raridade. Quanto ao acesso, a estrada que vai de Fortaleza até a praia (CE-40) é razoável, toda asfaltada.

Segundo a lenda, o nome “Canoa Quebrada” veio de um barco que, há muito tempo, naufragou nas águas da região.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois