Time Out Viagem

Atrações

A verdadeira atração está debaixo da água.

Centre for Contemporary Arts (CoCA)

96 Abbott Street +61 740509401 3ª-sáb., 10h/17h
Essa atração artística é famosa e intrigante por ser protegida, do lado de fora, por cinco bonitas Jelly Babies (balas doces em formato de bonecas) em tamanho real, chamadas Gilbert, Oliver, Penelope, Roxanne e Yasmin. CoCA tem três companhias de arte que cobrem artes visuais, teatro e cinema, e conseqüentemente nunca falta programação para mostrar a riqueza da região e diversidade do talento contemporâneo. Também vale a pena ver as exposições internacionais.


Cairns Lagoon Complex

The Esplanade, do nascer ao pôr-do-sol
Sem dúvida a grande atração da cidade e ponto de encontro social durante o dia, o complexo da lagoa é o lugar ideal para ver os outros e ser visto em trajes totalmente de acordo com o lugar e com o clima – sunga ou biquini. A piscina e as instalações são mantidas na mais perfeita limpeza e ordem e, apesar da multidão cosmopolita, você normalmente consegue encontrar um canto confortável e tranqüilo para ler seu livro.


Peter Lik Wilderness Gallery

4 Shields Street +61 740318177 Diariamente, 9h/21h
Sem dúvida é a melhor galeria de fotos da cidade. Decorada com fotografias panorâmicas coloridas e elegantes do famoso fotógrafo local Peter Lik, especializado em paisagens, foi inaugurada em meados dos anos 1990. Essa é primeira galeria de Lik e continua sendo a melhor dentre as quatro espalhadas pelo país.


St Monica’s Cathedral

183 Abbott Street +61 740511189 Diariamente, a partir das 7h
Se quiser conhecer algo diferente, vá até a catedral de Santa Monica para ver o vitral conhecido como o ‘Design da Criação’. Dizem que o imenso e espetacular vitral ‘reúne fé, ciência e arte em uma só indivisível expressão do mistério, da sabedoria e da beleza da Criação’. O que é particularmente interessante é a inclusão do recife. Onde mais você poderia encontrar vitrais com desenhos de peixes tropicais? Há folhetos disponíveis explicando os desenhos.


Skyrail Rainforest Cableway

Captain Cook Highway, corner of Smithfield +61 740381555 diariamente, 8h15/17h15 (última saída, 15h45)
Concluída em 1995 apesar dos insistentes protestos dos oposicionistas, os 7,5 km da Skyrail Rainforest Cableway cruzam a floresta tropical do Parque Nacional de Barron Gorge, interligando a Captain Cook Highway ao vilarejo artístico de Kuranda, em Atherton Tablelands. Interrompendo a linda e sossegada viagem sobre a floresta, o turista tem oportunidade de fazer duas paradas e executar atividades interativas e educacionais, apreciar a vista inesquecível do litoral e fazer uma caminhada até Barron Falls, normalmente sem água.


Tjapukai

Kamerunga Rd, Captain Cook Highway, Smithfield +61 740429900 diariamente, 9h/17h (há sempre jantar com espetáculos)
Pronuncia-se ‘Jaboguy’. Este complexo premiado é uma das melhores atrações sobre a cultura aborígena na Austrália. Este espaço de 11 hectares ensina e entretem, abordando a mitologia aborígene, seus costumes e sua história, em particular a da tribo local Tjapukai. Vários teatros dinâmicos exploram a dança, língua, histórias e há também um espaço para conhecer as ferramentas, alimentos e técnicas de caça. Para muitos, o ponto alto é aprender como lançar um bumerangue e a tocar corretamente o ‘didgeridoo’, sem perder


Kuranda Scenic Railway

Bunda Street +61 740369333 Partidas diárias, 8h30 e 9h30am
Essa antiga ferrovia para o transporte de madeira e estanho sobe a Barron Gorge a partir de Cairns, sendo um ótima opção – embora lotada de turistas – para se chegar ao vilarejo de Kuranda, encrustado na exuberante floresta tropical de Atherton Tablelands. Além da beleza do lugar, o transporte é feito por uma locomotiva antiga e pára em vários pontos inclusive na Barron Falls, normalmente sem água. Embora um deslizamento de terra tenha interrompido os serviços, a ferrovia deve funcionar novamente no fim do ano, totalmente segura.


The Outer Reef

Contact Gateway Discovery Centre +61 740513588
O termo ‘recifes externos’ é um termo vago que inclui muitos recifes e ilhas de corais acessíveis do lado de fora da Grande Barreira. Embora seja mais caro e leve mais tempo para chegar até eles, é lá que você verá uma maior diversidade de espécies coloridas de corais, assim como uma vida marinha mais diversificada. Há diversos barcos que levam a localidades diferentes, algumas mais exóticas e exclusivas, outras mais turísticas com pontões onde se pode mergulhar ou simplesmente ficar observando do deck.


Lizard Island

Lizard Island Resort +61 282968010
Há passeios de um dia saindo de avião de Cairns, mas recomenda-se comprar um pacote e ficar mais dias. Lizard é considerada a jóia das ilhas do norte dos recifes e não tem o viés comercial das vizinhas mais ao sul. Cara, tem um só resort de luxo e oferece uma combinação perfeita de qualidade nas instalações, água cristalina e o obviamente mergulho.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois