Time Out Viagem

Contexto - Brisbane

A característica mais óbvia de Brisbane é o seu rio, que tem o mesmo nome e corre tranqüilamente pelo bairro empresarial, onde imperam os arranha-céus e o Botanical Gardens ao longo da margem norte. Como era de se esperar, o rio é amplamente utilizado como meio de transporte, com balsas subindo e descendo o rio, indo de uma margem à outra.

Os lindos calçadões e a ciclovias fazem a ligação entre as várias paradas das balsas e são uma bom ponto de partida para conhecer a cidade. Na margem sul do rio está o parque de exposições South Bank. Abrigou a Expo 88 e hoje é o grande imã turístico com inúmeras atrações culturais e até a sua própria praia urbana. Conhecida como ‘the Lagoon’, é a principal atração turística ao ar livre.

No South Bank também estão o Queensland Museum (+61 738407555, www.qmuseum.qld.gov.au); a Queensland Art Gallery and Gallery of Modern Art (+61 738407303, www.qag.qld.gov.au); o Queensland Performing Arts Complex (+61 738407444, www.qpac.com.au), onde estão os principais teatros da cidade e salas de concerto; e o Queensland Maritime Museum (+61 738445361, www.qmma.ecn.net.au). A nordeste, a Storey Bridge marca o limite do Central Business District com o Fortitude Valley (chamado de ‘the Valley’), logo a seguir.

Em The Valley está a mini-Chinatown de Brisbane, com seus cafés tranqüilos para o dia e diversos pubs e clubes para compor a vida noturna mais agitada de Queensland. É bem fácil circular pelo centro a pé e o melhor lugar para se começar é na Queen Street – a região das compras – bem onde está um inexpressivo balcão de informações turísticas.

As principais atrações turísticas ali por perto incluem o City Hall de 1930 e o Museum of Brisbane, com sua famosa torre do relógio renascentista italiana, que pode ser visitada (+61 734038888). Virando a esquina, na George Street e nas margens do rio está a grandiosa fachada do século 19 do antigo Treasury Building, hoje sede do Treasury Casino.

A leste, ao lado do Botanical Gardens,está o Parliament House, de 1868, no estilo renascentista francês (+61 734067562, www.parliament.qld.gov.au), encomendado quando Queensland declarou sua separação enquanto colônia em 1859.

História Local

O comissário-geral John Oxley formou uma colônia penal em Brisbane na década de 1820s para afastar os marginais de Sydney, que se desenvolvia rapidamente. Oxley batizou o rio de Brisbane, criando assim um povoado de mesmo nome, que mais tarde se tornaria a capital e maior cidade do estado. Começou a crescer graças às indústrias do açúcar e algodão e à rápida corrida do ouro dos anos 1860. Queensland tornou-se uma colônia separada em 1859, com seu próprio parlamento, reunido pela primeira vez em 1867. Brisbane foi proclamada cidade em 1901.


Política Local

Com a riqueza de recursos naturais, Queensland e sua capital tropical em franco desenvolvimento atraem os dólares do turismo, que por sua vez levaram à decadência da indústria do açúcar no estado. A economia, principalmente a poderosa indústria imobiliária, é a menina dos olhos da nação, atraindo uma onda de imigrantes de outros estados e países, que buscam em Brisbane, e não em Melbourne ou Sydney, uma nova oportunidade e na costa, a perspectiva do clássico mar australiano.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois