Time Out Viagem

Brisbane, Austrália

Tudo o que fazer incluindo eventos, restaurantes, clubes & musica em Viagem

A característica mais óbvia de Brisbane é o seu rio, que tem o mesmo nome e corre tranqüilamente pelo bairro empresarial, onde imperam os arranha-céus e o Botanical Gardens ao longo da margem norte. Como era de se esperar, o rio é amplamente utilizado como meio de transporte, com balsas subindo e descendo o rio, indo de uma margem à outra.

Os lindos calçadões e a ciclovias fazem a ligação entre as várias paradas das balsas e são uma bom ponto de partida para conhecer a cidade. Na margem sul do rio está o parque de exposições South Bank. Abrigou a Expo 88 e hoje é o grande imã turístico com inúmeras atrações culturais e até a sua própria praia urbana. Conhecida como ‘the Lagoon’, é a principal atração turística ao ar livre.

No South Bank também estão o Queensland Museum (+61 738407555, www.qmuseum.qld.gov.au); a Queensland Art Gallery and Gallery of Modern Art (+61 738407303, www.qag.qld.gov.au); o Queensland Performing Arts Complex (+61 738407444, www.qpac.com.au), onde estão os principais teatros da cidade e salas de concerto; e o Queensland Maritime Museum (+61 738445361, www.qmma.ecn.net.au). A nordeste, a Storey Bridge marca o limite do Central Business District com o Fortitude Valley (chamado de ‘the Valley’), logo a seguir.

Em The Valley está a mini-Chinatown de Brisbane, com seus cafés tranqüilos para o dia e diversos pubs e clubes para compor a vida noturna mais agitada de Queensland. É bem fácil circular pelo centro a pé e o melhor lugar para se começar é na Queen Street – a região das compras – bem onde está um inexpressivo balcão de informações turísticas.

As principais atrações turísticas ali por perto incluem o City Hall de 1930 e o Museum of Brisbane, com sua famosa torre do relógio renascentista italiana, que pode ser visitada (+61 734038888). Virando a esquina, na George Street e nas margens do rio está a grandiosa fachada do século 19 do antigo Treasury Building, hoje sede do Treasury Casino.

A leste, ao lado do Botanical Gardens,está o Parliament House, de 1868, no estilo renascentista francês (+61 734067562, www.parliament.qld.gov.au), encomendado quando Queensland declarou sua separação enquanto colônia em 1859.

História Local

O comissário-geral John Oxley formou uma colônia penal em Brisbane na década de 1820s para afastar os marginais de Sydney, que se desenvolvia rapidamente. Oxley batizou o rio de Brisbane, criando assim um povoado de mesmo nome, que mais tarde se tornaria a capital e maior cidade do estado. Começou a crescer graças às indústrias do açúcar e algodão e à rápida corrida do ouro dos anos 1860. Queensland tornou-se uma colônia separada em 1859, com seu próprio parlamento, reunido pela primeira vez em 1867. Brisbane foi proclamada cidade em 1901.


Política Local

Com a riqueza de recursos naturais, Queensland e sua capital tropical em franco desenvolvimento atraem os dólares do turismo, que por sua vez levaram à decadência da indústria do açúcar no estado. A economia, principalmente a poderosa indústria imobiliária, é a menina dos olhos da nação, atraindo uma onda de imigrantes de outros estados e países, que buscam em Brisbane, e não em Melbourne ou Sydney, uma nova oportunidade e na costa, a perspectiva do clássico mar australiano.

Escrito por Time Out Viagem editors