Time Out Viagem

Contexto

Vá para conhecer uma das capitais mais peculiares da Europa.

Trocando em miúdos, o carro chefe do pequeno e pastoral estado da Eslováquia, um híbrido de húngaros, austríacos, judeus, tchecos, eslovacos e russos, está a todo vapor.

Casas noturnas chiques, restaurantes aprimorados e o velho centro em constante recuperação complementam as atrações já conhecidas, como o castelo no Danúbio, os palácios e jardins barrocos, os cafés no estilo vienense, as eslavas e os baixos preços. Vale a pena passar um fim de semana. O Danúbio separa a singular cidade antiga (clássicas cervejarias Stare Mesto), ao norte, da parte residencial ao sul. Unindo os dois lados está a imensa ponte SNP (Slovak National Uprising), também conhecida como Novy Most (‘Ponte Nova), uma monstruosidade de ficção científica dos anos 1970.

Há um elevador para quem quiser ir ao restaurante no topo, de onde se tem a vista panorâmica da cidade. Os principais pontos de interesse estão todos por perto. O monumento histórico de Bratislava mais famoso é a catedral de St Martin (Dom sv Martina, Rudnayovo námestie). O palco gótico das coroações húngaras, o coração espiritual da sólida Eslováquia católica agora está isolado.

Acima dela está o impassível castelo Bratislavsky hrad (5441 1444) – imponente, quadrado e prosaico. Reconstruído após a guerra, das paredes é possível avistar os Cárpatos. Seus porões dão lugar à uma casa noturna e seu prédio principal abriga o Museu da História Nacional da Eslováquia - Slovak National History Museum (5441 1444, fecha seg). A torre do último portão da cidade murada ainda está de pé – ela antes protegia a cidade velha.

Da St Michael’s Tower (Michalská vez, Michalská 24, 5443 4742) pode-se ver a Áustria e ocasionalmente a Hungria, bem em cima da rua de pedestres Stare Mesto. Virando a esquina da praça principal, Hlavné námestie, está a fachada cor-de-rosa do Palácio Primata (Primacialny palace; Primaciálne námestie 1, fecha seg). Abriga uma coleção de arte modesta, bonita tapeçaria inglesa do século 17 e uma sala de espelhos.

Foi aqui que Napoleão e o líder da dinastia Habsburgo, Franz I, assinaram um tratado de paz após a Batalha de Austerlitz. A antiga Prefeitura também fica na praça e abriga o Museu da Cidade, que tem um fabuloso e sangrento calabouço.

• Informações turísticas: Klobucnická 2 (5443 3715, www.bratislava.sk).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois