Time Out Viagem

Contexto

Uma mpressionante atividade cultural, a cidade abriga 100 importantes instituições de ensino superior _ algumas são as mais expressivas dos Estados Unidos..

O local de nascimento da independência americana atrai multidões de turistas. Do porto famoso pela Tea Party ao campanário da Old North Church, cujas luminárias nortearam a caminhada de Paul Revere à meia-noite, os marcos de Boston carregam parte da história da nação. Embora o roteiro seja batido, o Freedom Trail – uma caminhada de 4 km autoguiada pelos marcos revolucionários – é uma boa introdução à cidade.

Começa no Visitors’ Information Center em Boston Common e termina do outro lado do porto, em Charlestown, onde um obelisco de 73 m homenageia a Battle of Bunker Hill. O ultimo trecho tem vistas lindas da futurística Zakim Bunker Hill Bridge, a coroação do problemático projeto de replanejamento de vias da cidade, o Big Dig. No caminho está o Faneuil Hall, um mercado e ponto de encontro chamado de ‘Berço da Liberdade.’ Palco dos protestos inflamados que terminaram em rebelião, hoje é um paraíso de lojas, restaurantes e boates.

Entre as trattorias e os cafés de North End, a ‘Little Italy’ de Boston, está a mais antiga casa da cidade, construída em 1680. Dominada pela imponente State House com domo dourado, projeto de Charles Bulfinch, o bairro exclusivo de Beacon Hill está ao lado do parque Boston Common. As ladeiras de pedras de casas geminadas são símbolo da antiga Boston ‘européia’. Sua lista de moradores famosos vai desde o estadista John Hancock, do século 18, à poetisa Sylvia Plath, do século 20.

Cruzando os bucólicos canteiros do Public Gardens – onde os barcos-cisnes vitorianos deslizam na lagoa entre abril e setembro – está a elegante Back Bay. Aqui está a famosa Prudential Tower, assim como as melhores lojas da cidade ao longo da comercial Newbury Street. Graças à pioneira comunidade gay, o South End passou de bairro em ruínas a um local bacana, cheio de restaurantes transados, lojas estilosas e galerias de arte apinhadas ao lado do aberto Boston Center for the Arts.

Dois dos mais famosos museus da cidade estão perto do parque Fens – o Museum of Fine Arts (465 Huntington Avenue, +1 617 267 9300) e o Isabella Stewart Gardner Museum (280 The Fenway, +1 617 566 1401) – um palazzo estilo veneziano cheio de tesouros coletados pelo patrono das artes. Vá ao Seaport District para apreciar a arquitetura de tirar o fôlego do Institute of Contemporary Art (100 Northern Avenue, +1 617 478 3100), recentemente transportado de seu antigo endereço em Back Bay.


História Local

Dos peregrinos e revolucionários aos inovadores modernos, Boston sempre foi uma cidade pioneira. Mais do que outra metrópole nos Estados Unidos, Boston está mergulhada em história – da fundação da primeira universidade do país, Harvard, na vizinha Cambridge, aos turbulentos eventos da Revolução. Os turistas estrangeiros se acotovelam para ver primeiro os lugares importantes para o país, como o Faneuil Hall (O Berço-da-Liberdade se tornou uma loja de souvenirs) e o Old State House, onde a Declaração de Independência foi lida para o público pela primeira vez em 1776.


Política Local

Boston é acima de tudo uma cidade de vizinhanças e o governador em Beacon Hill é responsável por essa amarração. A região é famosa por seu liberalismo, nascido com os intelectuais que consideram a cidade a sua casa. Em 2004, Massachusetts tornou-se o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer a legalidade de matrimônios de pessoas do mesmo sexo. Ao mesmo tempo, Boston está envolvida em um conservadorismo sem igual, herança de seu lagado puritano.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois