A cerca de 300 quilômetros de Campo Grande, Bonito é um santuário ecológico bastante procurado por quem gosta de esportes de aventura: rapel em suas cavernas e quedas d´água, arvorismo nas matas cortadas por trilhas, mergulhos autônomos e livres nos aquários naturais de calcário rochoso.
O dos grandes atrativos de Bonito é que dá para flutuar, pelo menos dentro dos rios. No da Prata e Sucuri e no Aquário Natural o cenário deixa a atividade ainda mais especial.
Para ver ou se aventurar, o abismo de Anhumas é um buraco de 72 metros de profundidade dentro do qual há um lago de águas cristalinas, tomado por estalactites. Há também a gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e ao todo são cerca de 30 passeios, sempre com ênfase no ecoturismo. Para quem não gosta de grandes aventuras, há cavalgadas, passeios de bote, de bóia e de bicicleta.
Por questões ambientais, os passeios que levam a cachoeiras, grutas, trilhas e nascentes são obrigatoriamente acompanhados por guias locais credenciados. Alguns locais recebem um número limitado de visitantes por dia e ficam dentro de propriedades particulares, por isso é preciso fazer reservas com antecedência nas agências da cidade.
Em julho acontece o Festival de Inverno de Bonito com várias manifestações culturais e artísticas como música, teatro, dança, cinema, exposições.