Time Out Viagem

Atrações

Faça um passeio de barco pelos canais antes de visitar o impressionante Grand Palace e o Buda de Esmeralda. Caminhe pela Chinatown, compre até cair, pegue o Skytrain até os arranha-céus, e coma e beba maravilhosamente bem nos incríveis restaurantes da cidade.

Bangcoc é o Rio do oriente – com um rei venerado, budistas e menos crimes. Não deixe de ver as casas de teca, os mercados flutuantes e os pomares de frutas ao longo do canal em Nonthaburi, ou os lanches de insetos, os altares de amuletos, os símbolos fálicos. Não se esqueça de comprar os tecidos tailandeses da moda ou as calças de pescadores, geléia de pêssego ou curry, móveis de juta ou varetas.


Grand Palace & Wat Phra Kaew

Thanon Na Phra Lan, Tha Chang +66 (0) 2222 8181 diariamente, 8h30/15h30
Este é um impressionante tesouro arquitetônico e espiritual. Faça uma imersão no legado do palácio (prestando atenção ao rígido código de etiqueta, que proíbe sandálias, shorts e ombros de fora). São quase dois quilômetros de paredes com entalhes em forma de lótus, circundando aquilo que foi uma cidade murada. Inciado em 1782, o palácio foi modificado por cada um dos reis Chakri. Wat Phra Sri Rattana Sasadaram – mais conhecido como Wat Phra Kaew – é o templo do Buda de Esmeralda (a imagem mais sagrada da Tailândia).


Wat Pho

2 Thanon Sanam Chai, Tha Tien +66 (0) 2226 0335 diariamente, 8h/18h
Formalmente chamado Wat Phra Chetuphon, o nome popular deste templo vem do Wat Photharam do século 16, que foi reconstruído como parte do grande esquema Rattanakosin de Rama I. Rama III colocou ali seu monumental Buda Deitado em 1832. Também transformou Wat Pho na ‘primeira universidade’ tailandesa, ordenando que se ensinasse ali astrologia, história e literatura. Ainda é um importante centro tradicional de medicina, meditação e massagem tradicional. Feito de tijolos e massa dourada, o Buda Deitado é algo impressionante de 46 metros de comprimento e 15 de altura.


Chinatown

Leste do Grand Palace

Bangcoc pode ser a capital, mas nunca foi uma cidade tailandesa tradicional. Foi projetada pelos chineses, tanto economica quando fisicamente, desde as primeiras lojas aos modernos arranha-céus. A confiança renovada na cultura chinesa está focada na Chinatown histórica, onde as comemorações do Ano Novo Chinês, antes calmas e familiares, agora são um festival de rua patrocionado pelo governo, com ênfase à lendária comida da Yaowarat Road.


Passeios pelo rio e canais

Oriental +66 (0) 2659 9000; Marriott Bangcoc Resort & Spa +66 (0) 2476 0022 Oriental, 3ª-dom., 7h30/22h. Marriott, diariamente, jantar no cruzeiro, 7h30/22h
Se você alugar um barco, reserve pelo menos duas horas. Os principais portos, como o Oriental, Chang e Nonthaburi, hoje tê melhor sinalização, mas os trajetos e os preços variam (300-500 baht por hora, 700-750 baht por 90 minutos, 900 baht por 2 horas.). Se você pegar um pequeno táxi-barco de alta velocidade, consegue entrar nos estreitos khlongs (canais) entre pomares, templos e casas sob palafitas (300-500 baht por hora, a partir do píer em Nonthaburi ou no Southern Bus Terminal). Entre os navios, o Oriental oferece jantar a bordo do Maeyanang, enquanto o Marriott Bangcoc Resort & Spa oferece coquetéis à noite no Manohra.


Chatuchak Weekend Market

Thanon Phahon Yothin at Thanon Kamphaengphet, North +66 (0) 2272 4440-1 sáb. e dom., 5h/18h
Todas as semanas, 250 mil pessoas compram até dizer chega no Chatuchak Weekend Market, um labirinto parecido com uma sauna, com mais de 8 mil barracas. Famoso por sua variada gama de produtos da Tailândia e outras regiões (de Myanmar e Vietnã ao Afeganistão e Tibet), ele transcendeu seu status de mercado asiático de quinquilharias para se tornar um reduto de jovens talentos da Tailândia, Nova York, Londres e Tóquio. Conhecer o ‘verdadeiro’ JJ (outra forma de escrever, Jatujak) levaria vários fins de semana, mas apesar da aparente bagunça, ele tem uma certa organização na sua loucura. Então, concentre-se e você se movimentará com relativa facilidade.


Jim Thompson’s House Museum

6 Soi Kasemsan 2, Thanon Rama +66 (0) 2216 3603 diariamente, 9h/17h
O renascimento e fama mundial da seda tailandesa se deve em grande parte à vinda do arquiteto Americano à Tailândia no final de Segunda Guerra com a OSS (hoje CIA). Rapidamente Thompson percebeu o potencial de marketing da tecelagem da seda, na época em franca decadência. Em 1959 ele reformou seis antigas casas de teca. Elas então vieram a influenciar as futuras adaptações das casas tailandesas à cultura moderna, quando transformou os cômodos multiuso em salas de jantar, quartos, banheiros, salas de estudo e salas de estar abertas. Hoje um museu, ela se manteve quase que integralmente como era quando Thompson desapareceu nas montanhas Cameron, na Malásia, em 1967. O complexo hoje inclui uma loja, um restaurante e um inovador Art Centre.


Compras

Fazer compras em Bangcoc significa ir a um shopping, sendo que os mais clássicos estão ao longo do eixo Thanon Rama I-Ploenchit-Sukhumvit, o Siam Discovery pelo novo Siam Paragon, o repaginado Central World Plaza, o Gaysorn e a loja de departamento Central Chidlom ao Emporium. Não percam o gigantesco Chatuchak Weekend Market, com barracas para jovens na Siam Square. As antigüidades estão na River City Oriental Place onde há esquisitos objetos de arte. Não deixe de comprar o artesanado tailandês, principalmente cestas e entalhes de Tamnan Mingmuang e seda tailandesa de Jim Thompson.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois