Como foi invadida pelos colonizadores catalães no século XIV, Alghero oferece a instigante mistura de duas nações: a deliciosa culinária calatã servida em piazzas italianas - monumentos impressionantes erguidos durante o domínio aragonês - e as vinícolas italianas, como a famosa Sella e Mosca (Loc. I Piani di Sotgiu, 079 997 700, www.sellaemosca.com), que também tem um museu.
As famílias detentoras do poder deram a Alghero o apelido de Barcelonetta, “Pequena Barcelona”, e todas as placas da cidade estão escritas nos dois idiomas. Em destinos turísticos praticamente desconhecidos como esse, em geral, falta alguma coisa essencial – as praias acabam sendo pouca coisa mais do que um penhasco ou não sobra nada para fazer ou para ver após aquela caminhada básica pela praça central. Mas não em Alghero.
A bela praia é de fato longa e tem areia, além de ser rodeada por florestas de pinheiros. Há festivais, carnaval e eventos durante o ano, sem contar que os habitantes locais parecem de fato felizes com a chegada dos turistas.
- Informações turísticas: Piazza Porta Terra 2 (079 979 054).