No coração da cidade – tanto físico quanto emocional – está o Cours Mirabeau, uma ampla avenida com plátanos alinhados e lindas casas de pedra.
Ao norte do Cours Mirabeau fica a Vieil Aix, a parte antiga da cidade, um labirinto muito bem preservado onde praças lindas e casas requintadas se mesclam com ruelles sinuosas, bem mais reservadas. As fontes pipocam em quase todas as praças, as estátuas dos nichos das esquinas espiam tudo ao redor e é como se tudo isso junto fizesse um grande burburinho com os pequenos bistrôs, cafés e lojas da região
Em direção ao norte, paralelo ao Cours Mirabeau, está a Rue Espariat, com cafés e lojas de grife, terminando no elegante prédio do Hôtel Boyer d’Eguilles, de 1672, hoje dividido entre uma farmácia, uma escola e o Muséum d’Histoire Naturelle (6 rue Espariat, 04 42 27 91 27, www.museum-paca.org).
Caminhando um pouco em direção ao norte você chega ao lindo Hôtel de Ville. O campanário gótico, com seu relógio astrológico e figuras giratórias representando as estações do ano, era antigamente o pórtico da cidade, e o grandioso Hôtel de Ville era a histórica assembléia da província.
Até o posto do correio ao lado está instalado em um magnífico prédio do século 18, onde funcionou um mercado de grãos. O detalhe do frontão triangular, uma escultura alegórica de Chastel representando os rios Durance e Rhône, ganha vida através de um toque espetacular: uma perna pendendo sensualmente para fora da moldura.
Perto dali fica a complexa estrutura da Cathédrale St-Sauver, construída do século 5º ao século 15 (Place de l’Université, 04 42 23 45 65), com portais esculpidos e torres fortificadas, além do barroco Palais de l’Archevêché, que abriga o Musée dês Tapisseries (Place de Martyrs de la Résistance, 04 42 23 09 91) e é palco das apresentações durante o Festival International d’Art Lyrique.
- Informações turísticas: 2 Place du Général de Gaulle (04 42 16 11 61, www.aixenprovencetourism.com).