Está chegando a vez do irmão caçula de Dubai. Quando comparada com a corrida frenética de Dubai, Abu Dhabi ainda está dando a largada no turismo. A pouco mais de uma hora de viagem, ela parece estar realmente decidida a recuperar o tempo perdido na construção de infra-estrutura fundamental para atrair visitantes do mundo todo. Apesar das rápidas mudanças nas últimas décadas, Abu Dhabi é um lugar tranqüilo, reservado e soberbo, às margens das águas claras do Golfo Pérsico.
Al Ain
No pico do Jebel Hafeet, na região montanhosa acima da ‘Cidade Jardim’ dos Emirados Árabes, a temperatura é 10 graus mais baixa do que no resto do país durante os meses escaldantes de verão. Embora fique 160 km a leste de Abu Dhabi, a paisagem durante a viagem é linda, passando pela região montanhosa da fronteira dos Emirados com Omã.
Praias
Além das praias privadas pertencentes a alguns dos hotéis cinco-estrelas da cidade, há diversos trechos lindos e recortados ao longo da península (perto do Emirates Palace Hotel e passando o InterContinental Hotel, na costa oeste), porém sem infra-estrutura, como quartos charmosos e lojas. Mas a melhor praia da cidade é Al Raha (a leste, indo pela estrada litorânea), sem dúvida a mais conveniente em termos de amenidades e restaurantes.
Cultural Foundation
Opposite Etisalat building, Airport Road fone +971 2 619 5223 aberto sáb.-5ª, 8h/14h, 17h/21h30; 6ª, 17h/20h
Este grande centro artístico é prova de que realmente se pretende estimular a arte em uma terra onde muita energia é colocada na máquina de fazer dinheiro. Como pode-se esperar de um prédio com propósitos tão nobres, o clima é de traqüilidade. A Foundation recebe artistas internacionais, principalmente músicos, mas ocasionalmente há palestras e peças de teatro.
Al Bateen
Faça uma viagem no tempo na história da construção naval. O porto de Dhow mostra um panorama intrigante deste mundo marinho na moderna região do Golfo. É bastante movimentado, mas quando os artesãos têm um tempo, eles se dispõem a falar sobre seu trabalho e deixam você tirar fotografias.
Golf & Equestrian Club
Mushrif fone 971 2 445 5500 o horário de funcionamento Varia
As Arábias são famosas em todo o mundo pelas corridas de cavalos, suas raças tradicionais e pela paixão do povo dos Emirados pelas artes eqüestres. A criação de cavalos de raça vencedores é um importante negócio e o Golf & Equestrian Club tem corridas todos os domingos, de novembro a abril. Ao lado do hipódromo há um campo de golfe de 72 buracos, que fecha duas horas antes da corrida começar.
Heritage Village
Abu Dhabi Breakwater aberto de 2ª-sáb., 9h/14h, 17h/21h
Uma fiel reconstituição de um pequeno acampamento de beduínos nômades, que vagavam pela região antes do advento do petróleo, a vila é uma tentativa concreta de mostrar como era vida há um século. Aproveite para fazer uma corda da palha da palmeira, tomar o terrivelmente forte café árabe e até dar uma volta de camelo.
Sir Bani Yas Island
Resort Jebel Dhanna fone +971 2 801 2222
240 km a oeste de Abu Dhabi, a cerca de duas horas de carro, está a Sir Bani Yas Island. Antiga ilha privada e reserva natural do falecido Sheikh Zayed, abriga mais de 6.000 aves e animais, desde o órix árabe a flamingos cor-de-rosa. O Danat Resort Jebel Dhanna organiza passeios para a ilha, quando o tempo está bom.
Deserto de Liwa
Liwa Hotel fone +971 2 882 2000
A somente três horas de carro da capital, a paisagem do deserto de Liwa e seu terreno acidentado são uma aventura à parte da vida urbana. O oásis tem água fresca em abundância e plantações, além de ser a terra da tribo Bani Yas – os ancentrais beduínos da família real de Abu Dhabi. O Liwa Hotel foi, durante anos, a única acomodação do Empty Quarter.