Time Out Viagem

Contexto

Paisagem e cenários sem igual e montes de chocolate.

O rio Limmat corta a cidade e desagua no Zürichsee, o grande lago que tem os Alpes como pano de fundo nas fotos de cartão postal. Lindas pontes cruzam o rio, interligando o lado estritamente comercial e financeiro ao Niederdorf, ao lado montanhoso do centro medieval para pedestres. A maior parte dos lugares turísticos estão na cidade antiga, onde as ruas sinuosas conduzem às casas do século 16 e 17 e a muitas das 1.030 fontes da cidade.

A melhor forma de conhecer Zurique é andar sem rumo, embora também se possa contratar um ‘tour a pé’ (começa no centro de informações turísticas da estação principal; meados de abr-meados out, às 15h, seg-sex; meados out-meados abr, às 11h, qua-sáb, 215 4000). O reformado Kunsthaus Zürich (Heimplatz 1, 253 8484, www.kunsthaus.ch, fecha seg) é de longe a melhor galeria na Suíça. Uma sala inteira é dedicada a Marc Chagall, e tem a maior coleção de Edvard Munch fora da Escandinávia. Para saber mais sobre os museus e galerias de Zurique acesse www.zuerich.com.

Outro marco da cidade é a imperdível igreja Fraumünster, em Münsterhof. Sua agulha gótica, datada do século 8º, coroa cinco fabulosos vitrais criados por Chagall. Augusto Giacometti projetou o outro vitral e também é responsável pela janela vermelho-fogo e azul-metálico do Presépio da emblemática catedral de Grossmünster em Münstergasse, na cidade antiga. Zurique sempre atraiu tipos radicais e revolucionários.

Lênin e os artistas do movimento dadaísta moraram aqui, assim como Elias Canetti e James Joyce (que hoje descansa no cemitério de Fluntern). Em Spiegelgasse, uma placa homenageia Cabaret Voltaire, fundador do movimento artístico dadaísta. A antiga casa de Voltaire é hoje um bar, apropriadamente chamado Castel Dada (nº 3, 266 1010).


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois