Time Out Viagem

Contexto

No verão a cidade sedia um festival de música dançante.

O porto de Zadar, ao norte da Dalmácia, não é um dos destinos mais conhecidos da costa da Croácia. Mas isso está prestes a mudar. A casa noturna The Garden, patrocinada pela banda inglesa UB40, traz DJs internacionais importantes, criando assim um festival de música dançante no verão; ali perto, o sofisticado centro artístico Arsenal também ajuda a promover a cidade. Na costa, o Órgão Marítimo, de Nikola Basic, emite sons bizarros a partir do movimento das ondas que entram nos tubos construídos nos degraus à beira-mar. Nem Split, nem Dubrovnik superam Zadar no quesito arte e música.

Balneário famoso no século 19, Zadar foi bombardeada durante a Segunda Guerra pelos aliados e durante a guerra da Iugoslávia nos anos 1990. Só agora a cidade está se recuperando. O centro fica numa península, rodeada por muralhas venezianas com um fórum romano no centro. Na praça principal, Zeleni trg, está a igreja bizantina de São Donato, cujas formas cilíndricas são o símbolo da cidade.

Além disso, da catedral e do campanário, a vista panorâmica é linda. Há ruínas romanas e medievais no Museu Arqueológico, na trg Opatice Cike, onde também está a Igreja de Santa Maria e o Tesouro – as freiras desse antigo convento encontraram os incríveis artefatos bizantinos e venezianos de ouro e prata, expostos no museu ao lado.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois