Time Out Viagem

Contexto

Centro histórico perfeitamente intocado e ativa vida cultural.

Conhecido como Gasteiz no idioma local antigo de euskara (basco), Vitória é a capital de Euskadi (região basca espanhola) desde 1980. Rico centro comercial desde a Idade Média, a prosperidade de Vitória está impressa nas mansões neo-renascentistas, nos palácios góticos e nas igrejas do centro antigo, que tem uma rede de ruelas estreitas ao redor da catedral.

Recentemente Vitória foi abafada pela vizinha Bilbao e por seu brilhante Guggenheim, de Frank Gehry. Porém, já começa a ganhar a importância que merece com seu centro histórico perfeitamente conservado e sua ativa vida cultural. Tranqüila e simpática, a cidade tem agitados bares de pintxos e festivais concorridos, principalmente o festival de jazz em julho e a festa para a Virgen Blanca (4/9 de agosto), que dura uma semana.

Só para compensar, Vitória ganhou agora um pouco do brilho de Gehry, com seu novo e sensacional hotel Marqués de Riscal, perto da vinícola Marqués de Riscal, em Elciego. O luxuoso hotel é um complexo conjunto de curvas em placas de titânio cor-de-rosa. Inaugurado em outubro de 2006, atrai milhares de visitantes por semana. Missão cumprida: Vitória agora faz parte da trajetória de Gehry e tem seu lugar garantido no mapa de férias.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois