Time Out Viagem

Contexto

Um desfile de estilos arquitetônicos, ruas medievais e elegantes calçadões.

Em 2006, a inauguração do Museu Mozart (http://www.mozarthausvienna.at) integrou os festejos pelos 250 anos do aniversário do gênio da música mas, de uma forma mais modesta, o aniversário de 150 anos do nascimento de outro filho famoso de Viena - Sigmund Freud – também foi celebrado. Os eventos, inclusive exposições, filmes e palestras, continuam concentrados no fascinante apartamento/museu em Berggasse 19 (319 1596, www.freud-museum.at).

Os restaurantes especializados em costelas (Beisln), as tavernas de vinhos (Heuriger), as cafeterias e o mercado a céu aberto Naschmarkt transbordam sensualidade.

Isso tudo tem uma relação direta com as visitas às galerias de Viena, principalmente o vibrante centro artístico do Museums Quartier (www.mqw.at) que combina o contemporâneo (521 8933, www.kunsthallewien.at) com a maior coleção do mundo de obras de Schiele (525 700, www.leopoldmuseum.org, fecha ter) e o clássico moderno no Mumok (52500, www.mumok.at, fecha seg).

Os tradicionalistas preferirão a Austrian Gallery (Prinz Eugen Strasse 27, 795 57134, http://www.belvedere.at, fecha seg) e seus Klimts e Schieles, as pinturas flamengas na Galeria Nacional (Maria Theresien Platz, 525 24403, www.khm.at, fecha seg) ou a coleção de arte barroca do Palais Liechtenstein (Fürstengasse 1, 319 57670, www.liechtensteinmuseum.at, fecha ter).

Com muitos lugares para visitar no Innere Stadt, o centro citado pela UNESCO, ao redor da catedral gótica de Viena, a Stephansdom, o turista fica até confuso. O centro é um verdadeiro desfile de estilos arquitetônicos, ruas medievais e elegantes calçadões para pedestres.

Ali está o Ringstrasse, o bulevar construído ao longo das antigas muralhas da cidade, que simboliza o poder da burguesia na época. O tour de bonde (1 e 2) é barato e agradável e revive a áurea do século 19. Além do bulevar Ringstrasse, os distritos 4-8 são os melhores para passear, ver vitrines e apreciar a vida urbana, porém tranqüila, de Viena.


Arredores

A oeste, o exagerado rococó do Schönbrunn (811 130), o palácio de verão dos Habsburgo, é a maior atração turística de Viena, com uma área enorme de jardins magníficos e o mais antigo zoológico do mundo.


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois