Em 2006, a inauguração do Museu Mozart (http://www.mozarthausvienna.at) integrou os festejos pelos 250 anos do aniversário do gênio da música mas, de uma forma mais modesta, o aniversário de 150 anos do nascimento de outro filho famoso de Viena - Sigmund Freud – também foi celebrado. Os eventos, inclusive exposições, filmes e palestras, continuam concentrados no fascinante apartamento/museu em Berggasse 19 (319 1596, www.freud-museum.at).
Os restaurantes especializados em costelas (Beisln), as tavernas de vinhos (Heuriger), as cafeterias e o mercado a céu aberto Naschmarkt transbordam sensualidade.
Isso tudo tem uma relação direta com as visitas às galerias de Viena, principalmente o vibrante centro artístico do Museums Quartier (www.mqw.at) que combina o contemporâneo (521 8933, www.kunsthallewien.at) com a maior coleção do mundo de obras de Schiele (525 700, www.leopoldmuseum.org, fecha ter) e o clássico moderno no Mumok (52500, www.mumok.at, fecha seg).
Os tradicionalistas preferirão a Austrian Gallery (Prinz Eugen Strasse 27, 795 57134, http://www.belvedere.at, fecha seg) e seus Klimts e Schieles, as pinturas flamengas na Galeria Nacional (Maria Theresien Platz, 525 24403, www.khm.at, fecha seg) ou a coleção de arte barroca do Palais Liechtenstein (Fürstengasse 1, 319 57670, www.liechtensteinmuseum.at, fecha ter).
Com muitos lugares para visitar no Innere Stadt, o centro citado pela UNESCO, ao redor da catedral gótica de Viena, a Stephansdom, o turista fica até confuso. O centro é um verdadeiro desfile de estilos arquitetônicos, ruas medievais e elegantes calçadões para pedestres.
Ali está o Ringstrasse, o bulevar construído ao longo das antigas muralhas da cidade, que simboliza o poder da burguesia na época. O tour de bonde (1 e 2) é barato e agradável e revive a áurea do século 19. Além do bulevar Ringstrasse, os distritos 4-8 são os melhores para passear, ver vitrines e apreciar a vida urbana, porém tranqüila, de Viena.
Arredores
A oeste, o exagerado rococó do Schönbrunn (811 130), o palácio de verão dos Habsburgo, é a maior atração turística de Viena, com uma área enorme de jardins magníficos e o mais antigo zoológico do mundo.
- Informações turísticas: Albertinaplatz (2111 4222, www.vienna.info).