Time Out Viagem

Contexto

Os bairros encantam com grande diversidade étnica.

Aí vão agumas dicas importantes para você se localizar em Toronto: se perceber que está descendo uma encosta, muito provavelmente estará indo em direção ao Lago Ontário. Em segundo lugar, lembre-se de que a estrutura mais alta do mundo sem sustentação de cabos, a CN Tower (301 Front Street W, at John Street, +1 416 868 6937, www.cntower.ca) é uma ótima referência quando se trata de encontrar o rumo. Fica de frente para o lago, a oeste do centro.

Em terceiro, a cidade foi construída com planejamento urbano: a Yonge Street (pronuncia-se ‘Young’) começa na beira da água e segue nas direções norte e oeste por cerca de 1.931 km. Ficou famosa por ser simplesmente a rua mais longa do mundo; a numeração do eixo norte-sul começa do zero na porção sul de todas as ruas e aumenta à medida que se caminha para o norte; o nome das ruas da direção leste-oeste e a numeração dos imóveis têm como referência a posição a leste ou a oeste da Yonge.

É em Downtown Toronto, às margens do rio, com Don Valley a leste, a Bloor Street ao norte e a Bathurst Street a oeste, que está a maioria das atrações turísticas e principais centros artísticos e de entretenimento da cidade. Aqui está o trabalho, a diversão e a vida dos que moram na cidade. É aqui que está o bairro dos teatros (Royal Alexandra, 260 King Street W e Princess of Wales Theatre, 300 King Street W, +1 416 872 1212, www.mirvish.com) e os templos dos esportes como o Rogers Centre (1 Blue Jays Way, +1 416 341 2770, www.rogerscentre.com) e o Air Canada Centre (40 Bay Street, +1 416 815 5500, www.theaircanadacentre.com).

Os mais animados passeiam no Entertainment District, com seus clubes noturnos na Richmond Street W, da University Avenue à Spadina Avenue. O centro da Chinatown fica na Spadina Avenue e Dundas Street W, espalhando-se por todas as direções. Adiante está a Midtown, com sua diversidade cultural, onde mora o dinheiro e onde é gasto com lojas de muito gosto. Aqui estão o falso castelo gótico, a Casa Loma (1 Austin Terrace, at Spadina Road, +1 416 923 1171, www.casaloma.org) e o grandioso Spadina Historic House, do século 19 (285 Spadina Road, at Austin Terrace, +1 416 392 6910).

O bairro badalado em West End, conhecido como West Queen West, tem hotéis boutique, galerias, bares e restaurantes que atraem tanto os endinheirados quanto os alternativos. O Distillery District (Mill Street, +1 416 364 1177, www.thedistillerydistrict.com), a leste do centro da cidade, é o resultado da transformação de uma fábrica de bebidas caindo aos pedaços em um lugar turístico com galerias, teatro, restaurantes e pubs.

East Toronto (também conhecido como East Side) foi menos modificado e mantém uma tradicional atmosfera residencial, a Danforth de influência grega, a Little India e The Beaches (exatamente o que parece, com lugares simpáticos para comer e beber e algumas intrigantes ruas residenciais para passear). Finalmente, a North Toronto (North Side) tem as amenidades cívicas de North York (que, antes da unificação, era uma das maiores cidades do Canadá), além de muitos subúrbios.


História Local

Para uma cidade que não era nem considerada pelos índios Huron um ‘ponto de encontro’ até o século 17, Toronto até que trilhou seu caminho bem rápido até o estrelado.

Em 1720, os franceses montaram aqui um posto comercial, que foi mais tarde tomado pelos ingleses em 1759. Habitado por legalistas dos Estados Unidos, que vieram para cá após a Revolução Americana, tem desde então a reputação de conservadora, que atualmente está empenhada em sepultar.


Política Local

Apesar de ter entrado no século 21 enfrentando dificuldades com o surgimento da SRAG (síndrome respiratória), com a derrota em sediar as Olimpíadas e com o fracasso de uma campanha para sediar uma feira internacional, Toronto está otimista.

Embora se diga que a cidade está em baixa, um renascimento cultural está a caminho, com novos museus, galerias e teatros, muitos projetados pelos arquitetos mais renomados do mundo.

O planejamento para desenvolver a região à beira da água está em andamento, de onde vamos poder assistir Toronto continuar a crescer e amadurecer.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois