Time Out Viagem

Contexto

Bem arborizada, a cidade encanta por sua organização e pelos seus antigos armazéns transformados em bares chiques, restaurantes e museus.

Em 1820, o empresário protestante escocês James Finlayson inaugurou uma tecelagem em Tampere e fez da cidade o motor industrial da Escandinávia – há 150 anos, esse boom foi responsável pela construção de uma cidade de tijolos vermelhos. O que se vê hoje é um ambiente organizado e arborizado, com mais atrações culturais do que 200 mil pessoas poderiam absorver.

As antigas tecelagens e armazéns abrigam hoje bares chiques, restaurantes e museus. Há diversos deles, inclusive para espiões, sapatos, refrigeradores, minerais, Lênin e os personagens Moomins. Cruzando o rio, em frente à antiga tecelagem Finlayson, está o centro cultural Vapriikki. Montado na antiga fábrica reformada, abriga hoje vários museus inclusive o de arte contemporânea, hóquei no gelo, história local e sapatos (são 10 mil deles).

Em contraste com os museus da cidade, o Parque de Aventuras Särkänniemi fica nas águas calmas do Lago Näsijärvi. Com a Torre de Observação Näsinneula no centro, com restaurante panorâmico, esse complexo de lazer tem aquário, planetário, tanque com golfinhos, zoológico infantil e duas dúzias de brinquedos, inclusive a maior montanha-russa half-pipe do mundo.

O parque também tem a melhor coleção de arte moderna de Tampere, o Museu de Arte Sara Hildén, sempre com novas exposições, além de um charmoso café.


Informações úteis

Aeroporto

Tampere-Pirkkala fica 19,2 km a sudoeste da cidade.


Ônibus

A cada 90 min sai um ônibus do aeroporto até o centro.


Andar a pé

Você pode conhecer Tampere a pé com facilidade.


Táxi

A corrida de táxi custa cerca de €35. Taxis Tampereen Aluetaksi (01 004 131).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois