Time Out Viagem

Contexto

Rodeada pela água e pelo sol que brilha o ano todo.

Localizada na arborizada Tampa Bay, na Flórida, bem perto de praias lindas, os mimados moradores da região se divertem durante o dia passeando nos rios em caiaques e canoas e à noite saem para curtir o flamenco espanhol e para depois jantar ou cair na noite em Ybor City. Ybor City – antes um agitado bairro hispânico, hoje um bairro embelezado e turístico-histórico – está cheio de bares, clubes, lojas e restaurantes.

Independente se sua intenção é descansar deitado na areia da praia ou vestir-se formalmente para assistir a um espetáculo à noite na Broadway, você não vai escapar da mistura eclética de Tampa entre o rústico e o sublime, entre o passado refinado e a moderna vanguarda.

O Florida Aquarium (701 Channelside Drive, +1 813 2734000, www.flaquarium.org), no agitado Channelside District, tem 10 mil plantas e animais aquáticos, e destaca o ecossistema aquático da Flórida. O aquário ocupa 13.680 metros quadrados, por onde circulam mais de 3,78 milhões de litros de água doce e salgada. Os tubarões gigantes impressionam, assim como os recifes coloridos vistos de perto.

O Henry B Plant Museum, de 1891, (401 W Kennedy Boulevard, +1 813 2541891, www.plantmuseum.com), era antes o Tampa Bay Hotel e merece a visita. Vale a pena fazer um piquenique no bonito Plant Park, com vista para o centro e para o rio Hillsborough.

Se quiser assistir a um filme, vá ao Tampa Theatre (711 Franklin Street, +1 813 2748981, www.tampatheatre.org), construído em 1926, que preserva um dos tesouros arquitetônicos da cidade.

Para atrações culturais, o Tampa Bay Performing Arts Center (1010 N WC MacInnes Place, +1 813 2297827, www.tbpac.org) oferece uma variedade grande de shows todos os anos – desde peças de teatro da Broadway e óperas a concertos pop e rock. É a casa da Florida Orchestra, que se apresenta de setembro a maio.


História Local

Tampa surgiu em 1849. Pouco mais de um século e meio depois, a cidade conta com 330 mil habitantes e é o centro de uma área metropolitana onde vivem 2,5 milhões de pessoas.

Embora os moradores se orgulhem de sua herança pirata, o único aventureiro que podia chamar esse lugar de ‘lar’ era José Gaspar no final do século 18. E ele o escolheu porque não havia ninguém mais por perto.

Mais do que pirataria, as raízes de Tampa estão baseadas no sucesso financeiro do industrial Henry B. Plant, na longa presença militar (a sede Comando Central dos Estados Unidos é aqui) e em décadas de imigração cubana.


Política Local

Assim como acontece em outras grandes cidade da Flórida, a política de Tampa não se enquadra no perfil liberal/conservador; os efeitos do rápido desenvolvimento e crescimento criaram uma nova dinâmica.

Embora a cidade tenha sua dose de riqueza e subúrbios mal planejados, ela aprendeu com os erros de Miami e ocasionalmente impõe restrições governamentais aos bancos e empreiteiras que estimulam a economia da região.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois