Time Out Viagem

Contexto

Penhascos pitorescos e o castelo do século 15.

Batizado com o nome do rio em frente, o aeroporto Shannon é a porta de entrada para a região de Lower Shannon. As duas atrações são as cidades históricas de Limerick e Ennis, com seus penhascos pitorescos na costa selvagem, os castelos e a música tradicional.

Os turistas descobriram a região nos anos 1950, atraídos pela restauração do bonito Bunratty Castle, do século 15. Limerick é a terceira maior cidade da Irlanda e deu duro tentando reinventar a sua imagem: dizem que as cenas de extrema pobreza retratadas no filme de As Cinzas de Ângela, a versão de Frank McCourt da vida miserável da cidade, tiveram que ser gravadas em outro lugar, já que não havia mais nenhuma área ali que passasse a impressão de tamanha desgraça.

A cidade propriamente dita tem duas atrações principais: a histórica King’s Island e a moderna Newtown Pery, caracterizada por terraços georgianos, o verdejante People’s Park, além de bares e restaurantes. A maior parte dos novos investimentos está no cais. Ao longo do leito do rio, o King John’s Castle, do século 13, lembra o passado tumultuado de Limerick.

O Centro Artístico Belltable é um teatro magnífico, onde há música ao vivo. Assim como Limerick, Ennis tem orgulho de lembrar seu intrigante passado. O monumento da torre dedicado à memória do herói local Daniel O’Connell é o ponto de partida natural para o passeio pelas ruas estreitas da cidade.

Ennis é animada – dê uma olhada na vizinha O’Connell Street, com suas fachadas dos anos 1950. Há duas atrações principais: o Clare Museum é um dos melhores da Irlanda em abordagem multimídia do contexto histórico do país; e as ruínas de Ennis Friary têm entalhes delicados e tumbas decoradas. Para arte nova e antiga, a Glór Gallery tem obras de artistas da mídia e no auditório há eventos musicais.

Para os turistas mais agitados, há passeios a cavalo, golfe, caminhadas, esportes aquáticos, entre outras atividades. Na região está o Knappogue Castle, com um romântico jardim murado. Os Cliffs of Moher, a oeste de Ennis, são oito impressionantes quilômetros de paredões feitos de rochas e que mergulham no Atlântico. Em direção ao interior, a região de Rurren tem incríveis rochas de calcário isoladas – e o lugar é uma ótima opção para longas caminhadas.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois