O Zeljo (Bravadziluk, 447 000) é tão bom quanto muitos outros. Você terá mais escolhas e um ambiente mais confortável no Sarajevska pivara (Franjevacka 15, 491 100) ou em um local nada badalado perto do estádio de futebol Zeleznicar em Grbavica, o tradicional Plavi Zamak (Zvornicka 27, 657 192, www.plavizamak.co.ba).
Sarajevo tem bares bons e baratos – principalmente em Bascarsija e no centro. Enquanto os bósnios mais velhos passam a manhã toda tomando café da forma tradicional otomana em cafeterias aconchegantes e um pouco exóticas, mais tarde é a vez dos mais jovens ocuparem os bares mais modernos com suas conversas animadas e com a fumaça de seus cigarros.
Carnes e queijos dominam o menu bósnio. São muitos os restaurantes que servem as tradicionais salsichas cevapi em Bascarsija.
Se quiser pratos modernos e internacionais, um restaurante à beira rio com bar, vá ao Delikatesen Radnja (Obala Kulina Bana 10, sem telefone).
Aberto até mais tarde e sem dúvida o melhor é o Hacienda (Bazardzani 3, 441 918), com tema vagamente mexicano. Indo para oeste, o Jez (Zelenih beretki 21, 650 312), um famoso bar de jazz com restaurante, tem um terraço suspenso novo e intimista.
Ali perto, o Café Karabit (Zelenih beretki 8, 712 010) é um ponto de encontro famoso, às vezes arrogante, que serve chás e sucos frescos e conta com a principal livraria de títulos em inglês da cidade.
Siga o rio para leste de bonde ou de táxi e você encontrará o excelente e temático Tito (Bihacka 19, sem telefone, www.caffetito.ba), com mesas de frente para o rio.
Os mais criativos, entretanto, são o subestimado Nostalgija (Mukevita 10, sem telefone) e o esplêndido Zlatna Ribica (Kaptol 5, 215 369).