Time Out Viagem

Futebol

O futebol brasileiro nasceu em São Paulo. E reflete uma das características mais marcantes da cidade: a miscigenação cultural.

Se o Brasil é o “país do futebol”, a cidade de São Paulo é o berço do esporte no país e Charles Miller, o pai. A primeira partida disputada no Brasil aconteceu em 1895 no Brás – bairro onde nasceu Miller – entre operários da Gas Company of São Paulo e da São Paulo Railway Company, onde ele trabalhava. Filho de um escocês com uma brasileira, Miller trouxe de uma viagem ao Reino Unido duas bolas de futebol, um par de chuteiras, um jogo de uniformes usados e um livro de regras. Nos anos seguintes, o esporte foi se difundindo rapidamente entre a classe operária e moradores das várzeas dos inúmeros rios e córregos que cortavam a cidade na virada do século 19 para o 20 – hoje canalizados sob o asfalto.

Foi nesse período que surgiram os clubes tradicionais da cidade: o Corinthians, fundado em 1910 por imigrantes italianos e espanhóis no bairro do Bom Retiro, tradicional reduto da comunidade judaica; o Palmeiras, originalmente Palestra Itália, criado em 1914 por imigrantes italianos na Barra Funda; a Portuguesa, fundada pela comunidade lusitana em 1920, no Brás.

Aos poucos, o futebol foi se difundindo entre as classes mais ricas, representadas pelo Clube Paulistano, fundado em 1900 no Jardim América. Em 1935, dissidentes do Paulistano fundariam o São Paulo, hoje um dos principais times da cidade.
Apesar de não ser uma das cidades-sede da Copa das Confederações, São Paulo é parada obrigatória para os amantes do futebol. Para quem quer entrar em campo, há diversos espaços com quadras sintéticas ou parques abertos ao público em que rolam peladas. Para quem prefere assistir às disputas, há dois estádios em pleno funcionamento, o Morumbi e o Pacaembu (embora o calendário do futebol brasileiro seja interrompido durante a Copa das Confederações), além de muitos bares que transmitem os jogos.

É possível também fazer visitas guiadas ao Estádio do Morumbi, onde está o Memorial do São Paulo (Praça Roberto Gomes Pedrosa 1, Portão 2, Morumbi, 11 3739 5222/passaportefc.com), e ao Memorial do Corinthians no Parque São Jorge (Rua São Jorge 777, Tatuapé, 11 2095 3000). O Estádio Municipal do Pacaembu vive seus últimos meses como a casa do Corinthians, já que a nova arena do clube, o Itaquerão, construído para a Copa 2014, deve ser inaugurado no segundo semestre de 2013.

Quer mais animação? As torcidas organizadas do São Paulo, do Corinthians e do Palmeiras são também escolas de samba: os ensaios de bateria que rolam nos finais de semana são uma ótima oportunidade de vivenciar a paixão do brasileiro pelo futebol.


HERÓIS LOCAIS


CORINTHIANS
Craque histórico: Sócrates
Craque do momento: Paulinho
Apelido: Timão
Principal Título:
Bi-Mundial de Clubes 2000 e 2012
Curiosidade: Em 2012, levou 30 mil pessoas ao Japão para a final do Mundial de Clubes.

PALMEIRAS
Craque histórico: Marcos
Craque do momento: Valdívia
Apelido: Verdão, Porco
Principal título: Copa Libertadores 1999
Curiosidade: Seis vezes campeão nacional entre 1960 e 1973, era o único a fazer frente ao Santos de Pelé na época.

SANTOS 
Craque histórico: Pelé
Craque do momento: Neymar
Apelido: Alvinegro Praiano, Peixe
Principal título: Bicampeonato
mundial 1962 e 1963
Curiosidade: Revelador de grandes craques, entre eles, Pelé, Robinho e Neymar. Primeiro clube brasileiro bicampeão do mundo.

SÃO PAULO 
Craque histórico: Raí
Craque do momento: Rogério Ceni
Apelido: Tricolor Paulista
Principal título: Tricampeonato mundial (1992, 1993 e 2005)
Curiosidade: Único clube brasileiro a ceder jogadores para todas as seleções do pentacampeonato mundial. 


Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois