Time Out Viagem

Contexto

Prédios modernos e arquitetura ousada compõem o visual da capital industrial do país.

Embora Roterdã exista desde aproximadamente 1150, não é esta a sensação que se tem ao visitar a cidade. É a única na Holanda que está lotada de prédios inovadores, desde as inclinadas casas-cubo, Kijk-kubus (Overblaak 70, 414 2285), à delicada Ponte Erasmus.

A cidade parece nova porque foi reconstruída das ruínas, após ser bombardeada em 1940 – restou pouco da cidade antiga, como o Delftshaven. Depois da guerra, os habitantes de Roterdã reconstruíram a cidade para que fosse modelo de planejamento urbano: o shopping center Lijnbaan, de 1953, o primeiro do gênero, é um protótipo para toda cidade nova; prédios altos, como o Euromast, são verdadeiros arranha-céus.

E a paixão por prédios altos continua: Roterdã tem o Instituto de Arquitetura da Holanda (Netherlands Architecture Institute, Museumpark, 440 1200, www.nai.nl), que abriga uma Bienal de Arquitetura. A sensação futurística, o clima internacional e a visão criativa dão à Roterdã uma cara inusitada, que também faz dela a capital da vida noturna holandesa. 


Aeroporto

Rotterdam (446 3444, www.rotterdam-airport.nl) fica 8 km a noroeste da cidade.


Ônibus

Transporte: RET (447 6911, www.ret.nl) opera o ônibus nº 33 a cada 10 min., para a estação central de Roterdã (20 min, €2,70).


Táxi

O táxi custa cerca de €23. O transporte público é excelente e pode-se pagar com cartão com chip eletrônico.


Informações turísticas: Coolsingel 5 (205 1500, www.vvv.rotterdam.nl).

DDI/DDD: +31 10.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois