No verão, Rimini é só sol, praia, mar e sexo. Sem brincadeira. No resto do ano a cidade se transforma em um lugar tranqüilo e elegante, orgulhoso de suas ruínas romanas e da arquitetura renascentista, e conhecido por suas excelentes lojas e bons restaurantes. Mas na verdade, a fama de Rimini vem do fato do lugar fazer parte da grande indústria do entretenimento: a cidade é o ponto de partida dos 14,4 quilômetros de costa com praias públicas e privadas, bares, clubes e restaurantes.
A cidade antiga de Rimini fica a 1,6 km do litoral, separado pela ferrovia. Não deixe de ver o monumento Tempio Malatestiano (Via IV Novembre, 054 151 130 diariamente, 7h/12h, 15h30/17h). Cortesia de Leon Battista Alberti (1404-1472), o mármore de Ístria cobre a igreja de estilo renascentista, originalmente do final do século 13, para formar o monumento a Sigismondo Malatesta, governador da cidade, e sua quarta esposa, Isotta degli Atti.
O Arco di Augusto (27a.C.), um único arco romano, marca a junção da Via Emilia e Via Flaminia. A Ponte d’Augusto e Tiberio de cinco arcos (finalizada em 21 d.C.) ainda está em pleno uso. Entre os lugares a serem visitados perto de Rimini estão Montefiore Conca, uma aldeia dominada pela imponente fortaleza Malatesta (Rocca Malatestiana) e o Montegridolfo, um vilarejo com o castelo Malatesta no topo do monte. Ao sul de Rimini fica San Marino, a menor república do mundo com 29 mil habitantes. Foi fundada em 301 d.C.