Time Out Viagem

República Dominicana

Atrações

Caminhadas, mountain biking, rafting em águas cristalinas, assim como atrações históricas de cidade coloniais.

Centro Cultural Eduardo León Jiménez

Avenida 27 de Febrero 146, Villa Progreso, Santiago de los Caballeros, 809 582 2315. Aberto 3ª-sáb., 10h/.
A fábrica de charutos León Jiménez comemorou seu centenário em 2003 e para marcar a data os proprietários inauguraram um centro cultural de ponta, bem ao lado. Os eventos e exposições estão sempre mudando, mas há uma coleção de artes visuais e um acervo antropológico e arqueológico inestimável. É um espaço de promoção de artistas jovens e contemporâneos e o centro é a vitrine do que há de novo no cenário cultural.


Cidade antiga de Santo Domingo

Quando Cristóvão Colombo proclamou que a ilha seria colônia espanhola em 1492, Santo Domingo se tornou a primeira cidade européia nas Américas. As fortificações coloniais, as igrejas e palácios foram cuidadosamente restaurados. Ande pelas ruas de pedras da Calle Las Damas, onde as senhoras da corte passeavam e pare para tomar algo ou comer em um dos bares e restaurantes da Plaza España, onde são programados eventos culturais à noite.


Altos de Chavón

La Romana, +809 523 8011.
Esse vilarejo artístico italianesco, projetado por um cinegrafista italiano, fica acima do Río Chavón. Seu anfiteatro estilo romano é usado para concertos e atrai cantores e músicos internacionais e dominicanos. Os prédios de pedras abrigam galerias, restaurantes, lojas chiques e um excelente museu arqueológico. A pitoresca igreja St Stanislaus guarda as cinzas do santo patrono polonês e é procurada para casamentos.


Museu del Ambar

Duarte 61, esquina da Prud’homme, Puerto Plata, +809 586 2848. Aberto 2ª-sáb., 9h/18h.
A República Dominicana é famosa por seu âmbar, encontrado nas montanhas da Cordillera Septentrional, atrás de Puerto Plata. Há peças fascinantes de valor inestimável neste museu informativo, que tem também insetos, penas e outras criaturas presas na resina. Esse raro âmbar azul é encontrado somente aqui. Há uma loja e informações sobre como diferenciar o âmbar real do falsificado.


Museu Hermanas Mirabal

Conuco, 5 km a leste de Salcedo, +809 577 2104. Diariamente, 9h30/17h.
Esta casa de família dos anos 1950, com jardins imaculados, é uma intrigante casa de época. No entanto, sua principal atração está na importância das irmãs Mirabal para o povo dominicano. A família fazia parte da resistência ativa contra a ditadura de Rafael Leonidas Trujillo Molina (1930-61). Mas o mundo ficou chocado quando três das irmãs foram assassinadas ao voltar para casa depois de visitar os maridos na prisão no dia, 25 de novembro de 1960, dia lembrado todos os anos como Dia Internacional contra a Violência com as Mulheres.


Pico Duarte

Parque Nacional Armando Bermúdez (Visitors’ centre at La Ciénaga de Manabao), Ministério do Meio Ambiente, +809 472 7170 for fees and conditions.
Pico Duarte (3,087 m) é a mais alta montanha do Caribe e qualquer pessoa com razoável condição física pode subir até o cume, passando por diversos ecossistemas diferentes, com uma grande quantidade de fauna e flora nativas. As aves são espetaculares e a vista do topo é excepcional – se vê as nuvens lá embaixo, assim como os outros picos. A mais famosa das cinco trilhas é a que parte de La Ciénaga, com 46 km – para percorrê-la é preciso passar duas noites no parque. É obrigatório contratar um guia.


Observação de baleias

Whale Samaná +809 538 2494, Whale Samaná, diariamente, 15 jan-20 mar, 9h30/13h30.
A Baía de Samaná está entre os dez melhores lugares do mundo para observar baleias - uma experiência emocionante. As jubartes vêm todos os anos e dão cria no Santuário Nacional de Mamíferos Marinhos. É possível fazer um passeio de barco com guias multilingües, bem organizados. Pode ser que você aviste a mãe e o filhote, ou talvez um jovem macho fazendo piruetas no ar. Apesar de medirem 12-15 m e pesarem 30-40 toneladas, as jubartes são super-ágeis e os machos também são famosos por seu canto.


Lago Enriquillo

Diariamente, 7h/15h.
Há milhares de anos, os movimentos teotônicos separaram esse lago de 200 quilômetros quadrados do mar. Criou-se assim um ambiente sem igual de 4 a 40 m abaixo do nível do mar, com águas três vezes mais salgadas do que o mar. As temperaturas são extremamente altas, normalmente chegando a 50°C. É o habitat perfeito para flamingos, crocodilos e iguanas e todos podem ser vistos no passeio de barco, quando se vai a uma pequena ilha no lago. Há também muitas aves aquáticas. O lago está na lista Ramsar de Áreas Úmidas de Importância Internacional.


Windsurfe e kiteboard em Cabarete

Cabarete, Puerto Plata.
A praia de areia de Cabarete, com face norte, tem condições perfeitas para windsurfe e kiteboard. Os torneios internacionais são feitos aqui e a Semana de Corrida de Cabarete, em junho, reúne esportistas profissionais e amadores de todo o mundo. As escolas na praia oferecem cursos e equipamentos para alugar, além de bons restaurantes, vários hotéis e simpáticos bares.


Ocean World Adventure Park

Cofresí, Puerto Plata, +809 291 1000. Diariamente, 9h/18h.
Hoje a principal atração turística na costa norte, esse grande, embora controverso, zoológico marinho tem a maior lagoa de golfinhos do mundo. Você pode tocar ou nadar com os golfinhos que foram tirados da natureza e treinados para se apresentar. Há também encontros com arraias, tubarões, peixes tropicais, répteis e aves, caminhadas na floresta tropical, lojas, restaurantes e vestiários.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois