Time Out Viagem

Contexto

Uma cidade rica em história romana.

Principal cidade de Ístria, a península que separa a Croácia da Itália, Pula é rica em história romana. O maior evento artístico da cidade, o Festival de Cinema de Pula, acontece no anfiteatro romano maravilhosamente preservado, ao norte do centro da cidade, onde também são feitos shows de rock e concertos clássicos durante o verão.

O centro tem arco e fórum romanos com mosaicos originais e a prefeitura foi construída nas ruínas do Templo de Augusto. Quando os austro-húngaros dominavam a região no século 19, Pula era um porto industrial e base naval, um lugar atrasado e sujo que desagradou James Joyce – ele esteve lá depois de fugir com Nora Barnacle.

Do lado de fora da escola onde lecionou há uma placa honorária e uma estátua sua, perto do arco romano. Um anel de ruas concêntricas circunda o antigo Capitólio Romano, reconstruído pelos venezianos como fortaleza. Hoje é sede de um fraco Museu da História Ístria, e do Museu Arqueológico de Ístria, que vale mais a pena por causa dos seus achados romanos.

O centro da cidade é surpreendentemente pequeno e privado de bons hotéis e restaurantes. Mas há alguns em Verudela, 3,2 km ao sul, além de praias de seixos. Mais ao sul estão os balneários de Premantura e Medulin, onde se chega de ônibus.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois