Time Out Viagem

Contexto - Praia do Espelho

A 110 km de Porto Seguro, entre Caraíva e Trancoso, Praia do Espelho foi o nome dado à Curuípe, Área de Preservação Ambiental (APA), por causa do reflexo do sol nas águas calmas do mar. Pelo apelido já dá para ter uma dimensão do visual, complementado com falésias de tons avermelhados e morros de mata quase virgem.

O lado esquerdo da praia é o mais badalado, onde fica a maior parte das pousadas e as piscinas naturais, formadas por corais e pedras. O direito é mais deserto e por isso mais tranqüilo, com preços mais razoáveis. Ficar de bobeira nas areias da praia e petiscar num dos restaurantes à beira mar são as duas coisas mais comuns a se fazer por ali.

Para diminuir o sedentarismo, vale esperar a maré baixar e caminhar até a praia do Outeiro, totalmente deserta e cruzar no caminho a Praia do Amor. Ali perto ainda fica a praia de Jacumã, com recifes e águas calmas. Quem estiver no condomínio Outeiro das Brisas pode ensaiar algumas tacadas nos campos de golfe e pólo, ou relaxar nas piscinas do Club House que o lugar oferece.

O difícil acesso – feito de barco ou por uma estradinha de terra, bem capenga – ajuda a barrar visitantes, ainda que o fluxo de turistas tenha aumentado muito nos últimos tempos. Escunas das vizinhas Trancoso, Arraial e Porto, fazem passeios quase diários à Praia do Espelho, especialmente durante a alta temporada, reduzindo o aspecto de praia deserta do lugar. No final do dia, os barcos recolhem os visitantes e os (poucos) privilegiados que podem pernoitar no Espelho voltam a ter a praia exclusiva.

Perto da Praia do Espelho, em Itaporanga, uma comunidade indígena Pataxó vende artesanato feito a partir de um entrelaçado de talo de dendê com barbante e casca de coco. Ir até lá é um passeio. Outra opção, alguns quilômetros ao sul, é a praia de Corumbau, semi-deserta e habitada por uma comunidade de pescadores. Quem quiser um pouco de badalação noturna (e é bom deixar claro que o Espelho não é lugar para isso) tem de ir até Caraíva (também ao sul), cidadezinha com turismo jovem e animado.

Não há uma época especifica de chuvas na Praia do Espelho e raramente as viagens são prejudicadas por algum aguaceiro. O que, sim, pode ameaçar a tranqüilidade é o sol: é preciso muita prudência (leia-se: protetor solar) antes da exposição. Uma vez protegido, é só se estatelar na areia e relaxar.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois