Se não for para explorar a herança etrusca ou estudar italiano na universidade local, as pessoas vêm a Perugia para ouvir boa música no Festival de Jazz da Umbria (últimos dez dias de maio), ou para conferir o Festival Eurochocolate, em meados de outubro.
Se chegar de trem, o passeio turístico começa imediatamente. As escadarias que o levam até a Piazza Italia passam pelas escavações das antigas fundações romanas da cidade. Comece na Corso Vannucci, a principal rua da cidade, e vá andando até a Piazza IV Novembre. Atrás da esplêndida Fontana Maggiore, do século 13, está o Duomo.
Veja a escadaria diferente que leva ao Palazzo dei Priori, na Corso Vannucci. No piso térreo está o Collegio del Cambio, ou a Casa da Moeda. Perugino pintou afrescos nas paredes, auxiliado, talvez, por seu pupilo Raphael. Visite a Galleria Nazionale dell’Umbria no terceiro piso; as 12 salas mostram a história da pintura da Úmbria, inclusive algumas obras de Perugino e Pinturicchio.
Se você tiver mais tempo, visite o Lago Trasimene, onde Anibal derrotou os romanos, vá até Assis conhecer a Basílica de São Francisco, vá ao Festival dos Dois Mundos, em Spoleto, e veja as quedas d’água de Marmore, que deixou Lord Byron e Stendhal boquiabertos.