Time Out Viagem

Contexto

Uma cidade francesa com forte influência da cultura catalã.

A culinária, linguagem e cultura de Perpignan são recheadas de tradições regionais que invadem a fronteira espanhola. Isso se mistura à cultura e nacionalidade francesas (é parte da França desde 1659), às palmeiras e à população significativa de norte-africanos e ciganos e dá origem a uma cidade com características únicas.

Mas apesar das ligações catalãs, Perpignan ainda esbanja esplendor gaulês – os prédios do Hôtel de Ville e da Dame de France são bons exemplos. Embora não seja uma cidade-museu, há bonitos castelos e igrejas. O mais imponente prédio é o imenso Palais des Rois de Majorque, o mais antigo palácio real da França. O Musée Hyacinthe Rigaud tem obras de Picasso, Tàpies e Miró. Importante defensor da sua herança cultural, o espírito de Salvador Dalí tem grande presença em Perpignan. Uma vez o artista declarou que a estação era o centro do universo, e a praça na frente dela leva seu nome.

A influência catalã é obviamente sentida também na culinária – muitos aïoli e anchovas, presunto e salsicha do interior e muitos frutos do mar do Mediterrâneo. Perto de Perpignan, o bonito porto pesqueiro de Collioure foi a casa de Matisse. São ótimos para caminhar e fazer passeios no lombo de mula; a antiga cidade murada de Villefranche de Conflent é um ponto de parada maravilhoso. A Pirineus Côte Vermeille – com vilas mediterrâneas em toda a costa, até a fronteira com a Espanha – fica a uma hora dali de trem.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois