Time Out Viagem

Contexto - Pau

Uma cidade francesa com ar inglês.

Pau é mais famosa pelo Château de Pau, onde nasceu o rei Henrique IV no século 16. Maria Antonieta passava o verão no castelo, que também era usado como casa de férias de Napoleão.

A fortaleza medieval, original dos reis de Navarra e dos viscondes de Béarn, foi transformada durante a Renascença. A atual aparência é obra de Luís Felipe. Ele nunca se hospedou aqui, mas renovou o palácio no século 19, decorando-o com tapeçarias de Gobelin, móveis neogóticos e neorenascentistas. O turismo começou em meados de 1800: em 1842, o médico escocês Alexander Taylor veio a Pau e gostou do clima ameno e saudável da cidade.

Os ingleses vieram como se estivessem em uma missão, construíram vilas excêntricas com grandes jardins, uma igreja anglicana, a primeira pista de corrida com obstáculos da Europa continental – que existem até hoje. Não deixe de apreciar a vista que se tem das montanhas ao caminhar pelo boulevar des Pyrénées, com 1,6 km de extensão, palmeiras, pubs ingleses e villas belle époques.

O boulevard está para Pau assim como a promenade des Anglais está para Nice. Na metade do caminho está a place Royale, construída em 1687 em homenagem ao Rei Sol. Outros lugares turísticos são o Musée des Beaux-Arts, com obras de El Greco e Degas. Na rue du Maréchal Joffre há exemplos de casas com galerias no antigo estilo de Béarn. A Place Reine Marguerite foi cenário de execuções durante a Revolução Francesa. Os Pirineus são excelentes para caminhar e esquiar e no Parc National des Pyrénées ainda há alguns ursos.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois