Parma é uma cidade civilizada, com alta qualidade de vida, até para os padrões do norte da Itália. É compacta, com poucos carros e um lindo centro medieval. A principal atração é o batistério cor de gema de ovo, de Benedetto Antelami, que complementa a praça romanesca mais bonita da Itália – é como se o ar eclesiástico refinado fosse temperado com vários vendedores de sorvete de primeira qualidade.
A comida está por todo canto de Parma, já que conta com grandes riquezas culinárias: o presunto de Parma, cujo centro de produção fica na cidade de Langhirano, a 14,4 quilômetros ao sul; e o Parmigiano-Reggiano – um queijo parmesão – ambos encontrados aos montes nos fabulosos mercados diários. Os passeios gratuitos aos centros de laticínios, fazendas e depósitos, organizados pelo consórcio dos produtores de presunto e queijo – fanáticos pelo controle de qualidade – são tão fundamentais para o turista que visita Parma quanto assistir a um espetáculo na ópera.
O Consorzio del Prosciutto di Parma (Via Marco dell’Arpa 8/B, 052 124 6212, www.prosciuttodiparma.com) organiza tours de um dia com uma semana de antecedência, mas é preciso ter transporte próprio. O Consorzio del formaggio Parmigiano-Reggiano (Via Gramsci 26/C, 052 129 2700, www.parmigiano-reggiano.it) organiza visitas de três horas nas fábricas e fazendas. Reserve com pelo menos 15 dias de antecedência.