Time Out Viagem

Contexto

Lindo centro medieval e delícias gastronômicas.

Parma é uma cidade civilizada, com alta qualidade de vida, até para os padrões do norte da Itália. É compacta, com poucos carros e um lindo centro medieval. A principal atração é o batistério cor de gema de ovo, de Benedetto Antelami, que complementa a praça romanesca mais bonita da Itália – é como se o ar eclesiástico refinado fosse temperado com vários vendedores de sorvete de primeira qualidade.

A comida está por todo canto de Parma, já que conta com grandes riquezas culinárias: o presunto de Parma, cujo centro de produção fica na cidade de Langhirano, a 14,4 quilômetros ao sul; e o Parmigiano-Reggiano – um queijo parmesão – ambos encontrados aos montes nos fabulosos mercados diários. Os passeios gratuitos aos centros de laticínios, fazendas e depósitos, organizados pelo consórcio dos produtores de presunto e queijo – fanáticos pelo controle de qualidade – são tão fundamentais para o turista que visita Parma quanto assistir a um espetáculo na ópera.

O Consorzio del Prosciutto di Parma (Via Marco dell’Arpa 8/B, 052 124 6212, www.prosciuttodiparma.com) organiza tours de um dia com uma semana de antecedência, mas é preciso ter transporte próprio. O Consorzio del formaggio Parmigiano-Reggiano (Via Gramsci 26/C, 052 129 2700, www.parmigiano-reggiano.it) organiza visitas de três horas nas fábricas e fazendas. Reserve com pelo menos 15 dias de antecedência.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois