Time Out Viagem

Contexto

Palco da formalização o Sacro Império Romano.

Paderborn tem esse nome por causa de Pader, o menor dos rios alemães, e suas nascentes. Foi nessa movimentada cidade comercial que Carlos Magno se encontrou com o Papa Leão III em 799 para formalizar o Sacro Império Romano. As fundações do palácio onde ocorreu o encontro, o Kaiserpfalz, da dinastia carolíngia, destruído num incêndio no ano 1000, foram escavadas e estão à mostra na Catedral (Dom) do século 13 – outro lugar imperdível.

Enfeitada com entalhes de animais, é conhecida por sua janela trompe l’oeil no jardim do claustro. Ali perto está o Ottonian Kaiserpfalz, palácio originalmente construído para substituir o palácio carolíngio que hoje abriga o Museu Arqueológico Regional. Vários objetos dos dois palácios estão em exposição.

Mas nem tudo faz parte do passado. A população de 135 mil habitantes de Paderborn chega a 150 mil no período acadêmico. Os estudantes ocupam os bares da Altstadt (Centro Antigo) e o centro de pedestres. Muitos moradores trabalham na indústria da informática.

Há dez anos, uma empresa local de tecnologia abriu aqui o Heinz Nixdorf Museums Forum, o maior museu de computação do mundo, que oferece entretenimento e interatividade através de 5 mil anos da história da comunicação.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois