Time Out Viagem

Contexto

Conheça o projeto arquitetônico do Palais de Justice, de Jean Nouvel.

Importante porto comercial do século 18, Nantes ocupava a posição principal na confluência dos rios Loire, Erdre e Sèvre. Entretanto, nos últimos anos o comércio diminuiu e os depósitos ocupam a maior parte da margem do rio.

Os prédios históricos parecem pequenos diante da Tour de Bretagne e os canais foram pavimentados. Mas não deixe que isso o desanime. No centro da cidade brilha o lindo Château des Ducs de Bretagne (4 Place Marc Elder, 02 51 17 49 00). A bonita catedral gótica de St-Pierre St-Paul (São Pedro e São Paulo) foi restaurada e fica do lado norte do château.

Atrás da Chapelle de l’Oratoire e do outro lado da praça está o Musée des Beaux-Arts (10 Rue Georges Clemenceau, 02 51 17 45 00, fecha ter), cuja coleção permanente inclui quadros de Georges de la Tour, Ingres e Courbet (e durante três meses do ano, ainda recebe obras do Louvre). Um pouco mais a leste, o impecável Jardin des Plantes (02 40 41 90 09, www.jardins.nantes.fr) vale a visita.

Atravessando o trilho do trem, a antiga fábrica de biscoitos LU hoje abriga o Le Lieu Unique (Quai Ferdinand Favre, 02 40 12 14 34, www.lelieuunique.com), um centro de arte contemporânea com um gostoso bar e restaurante. Vale ver a vista panorâmica da torre. O novo Palais de Justice (Île de Nantes), projetado pelo arquiteto Jean Nouvel para representar a ‘justiça moderna’, deu uma grande contribuição de arquitetura moderna para a cidade.

O cours des 50 Otages, onde os alemãs mantiveram 50 franceses em cativeiro durante a Segunda Guerra, separa o bairro medieval Bouffray, todo para pedestres a oeste da catedral, da área em volta da Place du Commerce, dos séculos 18 e 19. A bonita e semi-circular place Graslin tem uma casa de espetáculos (02 40 69 77 18).

Muitos nomes importantes do design e grifes locais, como a Biche de Bere (24 Rue de la Fosse, 02 40 89 59 90), estão na Rue Crébillon. A extraordinária Passage Pommeraye é uma arcada do século 19 de três andares, que liga a rue Crébillon, em cima, com a place du Commerce, abaixo. O rebuscado interior do tradicional chocolatier Gautier Debotté (9 Rue de la Fosse, 02 40 48 23 19) foi classificado como monumento nacional.

• Informações turísticas: 3 cours Olivier de Clisson (08 92 46 40 44, www.nantes-tourisme.com ).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois