Time Out Viagem

Lorient

Contexto

Segundo maior porto pesqueiro da França, a cidade possui uma igreja com vitral de rara beleza.

A cidade moderna de Lorient, de nome exótico, fica na costa sul da Bretanha é o segundo maior porto pesqueiro da França. Tem esse nome por causa da Companhia Francesa das Índias Orientais, L’Orient, que tinha sede aqui no século 17, responsável pelo comércio com China e Índia. Beneficiada pelo grande porto natural formado pelo estuário dos rios Blavet e Scorff, Lorient tem cinco áreas portuárias, inclusive uma base naval.

A cidade foi quase que completamente destruída em 1944, quando os Aliados atacaram a base de submarinos das forças de ocupação alemãs. Mas foi quase que totalmente reconstruída depois da Segunda Guerra – não sobrou nada do centro medieval. Na place Alsace-Lorraine há um interessante exemplo de arquitetura moderna.

A Église Nôtre-Dame-de-Victoire, conhecida como St Louis, foi construída de concreto reforçado, mas é o interior que chama atenção. Os vitrais coloridos na rotunda refletem a luz no interior da igreja, criando um efeito inusitado. Uma das principais atrações de Lorient é o Festival Interceltique, que ocorre anualmente nas primeiras duas semanas de agosto. Com objetivo de reunir os celtas das Ilhas Britânicas, Galícia e Bretanha, o festival atrai diversos artistas, músicos e dançarinos tradicionais celtas.


Aeroporto

Lorient Bretagne Sud (02 97 87 21 50, www.lorient.aeroport.fr) fica 10 min a noroeste da cidade.


Ônibus

Há excelente serviço de ônibus (CTRL 97 21 28 29).


Táxi

O táxi custa cerca de €16-26. Lorientais Taxi (02 97 21 29 29). Informações turísticas: Maison de la Mer-Quai de Rohan (02 97 21 07 84, www.lorienttourisme.fr).


DDI: +33 sem o 0 inicial.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois