Time Out Viagem

Contexto

Dunas a perder de vista: são 155 quilômetros de areia.

A cerca de 300 quilômetros de São Luís, a cidade de Barreirinhas é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, transformados em parque nacional desde 1981. Pelo rio Preguiças, de Barreirinhas, são mais de 30 quilômetros de barco até o povoado de Caburé. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses une o solo árido do Nordeste - que propicia a formação das dunas - ao clima úmido e chuvoso do Norte - que permite o acúmulo da água e o surgimento de milhares de lagoas. As dunas se estendem até onde a vista alcança: são 155 quilômetros de areia.

O período em que é possível aproveitar melhor as lagoas vai de maio a novembro: durante o "verão" maranhense, que vai de julho a dezembro, a areia retém a água, até mesmo em grande parte dos meses de estiagem. Algumas lagoas chegam a 3 metros de profundidade. De janeiro a junho chove quase diariamente na região; é o chamado "inverno".

O parque é dividido em Grandes Lençóis - onde estão as Lagoas Azul, Bonita, da Esperança e do Peixe - e Pequenos Lençóis, onde ficam as comunidades, como as de Caburé, Vassouras e Morro do Boi.

Em Barreirinhas experimente os pratos típicos maranhenses, como o arroz de cuxá, o caranguejo, a tarioba, a torta de camarão e as frutas regionais: bacuri, cupuaçu, açaí e muitas outras.

Artesãos locais, geralmente concentrados na área da balsa do rio Preguiças, transformam a palha do buriti em roupas, acessórios e objetos para casa.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois