Dois dos lugares turísticos antigos mais conhecidos datam do começo das eras cristã e islâmica, respectivamente. A Bíblia conta que Jesus ressuscitou Lázaro, mas não conta o que aconteceu com ele depois. De acordo com a tradição, Lázaro deu a boa nova da crucificação e ressurreição do seu velho amigo, veio para Chipre e aqui tornou-se bispo.
A igreja Ayios Lazaros (Santo Lázaro) (Plateia Ayiou Lazarou, 24 65 24 98), do século 10 e, ao que parece, foi erguida sobre seu túmulo, é um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina em Chipre. Nas margens do lago salgado perto do aeroporto, a mesquita do século 19, Hala Sultan Tekke, é um lugar importante de peregrinação muçulmana, construída sobre a tumba de uma tia do profeta Maomé.
Do outro lado do rio, a visão do seu minarete destacando-se em meio às árvores e no calor tremulante do verão, rende um foto memorável. Para a maioria dos turistas que vem à Larnaca, boa parte das férias é aproveitada no calçadão da orla Phinikoudes, dia e noite, já que os cafés, restaurantes, bares e pubs estão por lá.
A praia longa é limpa e bem administrada, mas fica menos lotada fora dos meses de verão. Em uma das pontas do calçadão, num galpão do século 19 que foi restaurado de forma bastante interessante, está a Galeria Municipal Larnaca (Europe Square, 24 65 88 48) e o Museu Municipal de Paleontologia (24 62 85 87), enquanto que na outra extremidade está o Forte Larnaca, do século 17, que abriga o Museu Distrital Medieval (Angyras, 24 30 45 76).
Este é um ponto bom para se começar a explorar as ruas estreitas do antigo bairro turco, hoje centro de lojas e ateliês de artesanato e cerâmica. Dois outros museus que merecem uma visita são o Museu Distrital de Arqueologia (Plateia Kalogrion, 24 30 41 69) e o Museu da Fundação Pierides (Zenonos Kitieos 4, 24 81 45 55).
• Informações Turísticas: KOT (Plateia Vasileos Pavlou, 24 65 43 22, www.visitcyprus.org.cy); filial no aeroporto.