Felizmente a região de Kerry não está toda devastada. Graças à sua geografia montanhosa, algumas áreas do condado escaparam da comercialização e continuam remotas – mas você terá de procurá-las.
Provavelmente não encontrará muita paz no Anel de Kerry – a estrada de 160 quilômetros que passa em torno da maravilhosa península de Iveragh. É a favorita dos ônibus de turismo. Mas pare em algum canto da rodovia, e se tiver sorte, logo estará sozinho.
Parece que os grupos turísticos fazem sempre o mesmo caminho, com o mesmo motorista. A charmosa cidade de Killarney é uma boa base para começar a explorar o Anel de Kerry e o Parque Nacional de Killarney, um oásis de 64 quilômetros quadrados que inclui os lagos Killarney, dignos de um conto de fadas.
O maior deles é o Lough Leane, onde está o castelo do século 15, o Ross Castle (35 851, www.heritageireland.ie, fecha nov-mar); vale a pena conhecê-lo e tirar algumas fotos dele.
Alguns quilômetros adiante, a cidade de Kenmare é uma boa alternativa para servir de base, com bons restaurantes e excelentes hotéis. Ao sul de Killarney e Kenmare, o Muckross House (Kenmare Road, 31 440, www.muckross-house.ie ) é uma casa de fazenda do século 19, com jardins maravilhosos.
Se até agora você não está sofrendo com o excesso de beleza, siga para o sul por 3,2 km, até a queda d’água de Torc. Aqui, a paisagem fica ainda mais impressionante. Indo pela costa de Kerry, as extraordinárias ilhas Skellig parecem até mitológicas, mesmo quando você está perto o suficiente para tocá-las. As acidentadas ilhas são inóspitas e muito íngremes.
Devem ter sido ainda mais formidáveis nos séculos 11 e 12, quando uma comunidade de monges construiu sua pequena comunidade lá, no mais alto pico, onde venta mais. Você pode subir pelos degraus de pedra par ver o que restou dessa construção simples, também de pedra, sentir o vento uivante e se maravilhar com a sabedoria e a fé dos monges.
Outros lugares de Kerry, como a península Dingle, também é uma meca turística em miniatura. A cidade de Dingle é um lugar charmoso, colorido, nos pés das altas montanhas e no limite de um pedaço lindo da costa. Não há muito o que fazer aqui além de nadar com os simpáticos golfinhos. Mas também há vários hotéis e restaurantes.
• Informações turísticas: Kenmare Heritage Centre, Kenmare (41 233,www.corkkerry.ie ).