Time Out Viagem

Contexto

Kerry ainda preserva seus encantos apesar das invasões de turistas.

Felizmente a região de Kerry não está toda devastada. Graças à sua geografia montanhosa, algumas áreas do condado escaparam da comercialização e continuam remotas – mas você terá de procurá-las.

Provavelmente não encontrará muita paz no Anel de Kerry – a estrada de 160 quilômetros que passa em torno da maravilhosa península de Iveragh. É a favorita dos ônibus de turismo. Mas pare em algum canto da rodovia, e se tiver sorte, logo estará sozinho.

Parece que os grupos turísticos fazem sempre o mesmo caminho, com o mesmo motorista. A charmosa cidade de Killarney é uma boa base para começar a explorar o Anel de Kerry e o Parque Nacional de Killarney, um oásis de 64 quilômetros quadrados que inclui os lagos Killarney, dignos de um conto de fadas.

O maior deles é o Lough Leane, onde está o castelo do século 15, o Ross Castle (35 851, www.heritageireland.ie, fecha nov-mar); vale a pena conhecê-lo e tirar algumas fotos dele.

Alguns quilômetros adiante, a cidade de Kenmare é uma boa alternativa para servir de base, com bons restaurantes e excelentes hotéis. Ao sul de Killarney e Kenmare, o Muckross House (Kenmare Road, 31 440, www.muckross-house.ie ) é uma casa de fazenda do século 19, com jardins maravilhosos.

Se até agora você não está sofrendo com o excesso de beleza, siga para o sul por 3,2 km, até a queda d’água de Torc. Aqui, a paisagem fica ainda mais impressionante. Indo pela costa de Kerry, as extraordinárias ilhas Skellig parecem até mitológicas, mesmo quando você está perto o suficiente para tocá-las. As acidentadas ilhas são inóspitas e muito íngremes.

Devem ter sido ainda mais formidáveis nos séculos 11 e 12, quando uma comunidade de monges construiu sua pequena comunidade lá, no mais alto pico, onde venta mais. Você pode subir pelos degraus de pedra par ver o que restou dessa construção simples, também de pedra, sentir o vento uivante e se maravilhar com a sabedoria e a fé dos monges.


Outros lugares de Kerry, como a península Dingle, também é uma meca turística em miniatura. A cidade de Dingle é um lugar charmoso, colorido, nos pés das altas montanhas e no limite de um pedaço lindo da costa. Não há muito o que fazer aqui além de nadar com os simpáticos golfinhos. Mas também há vários hotéis e restaurantes.

• Informações turísticas: Kenmare Heritage Centre, Kenmare (41 233,www.corkkerry.ie ).

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois