Capital nacional entre as duas Grandes Guerras, Kaunas fica entre Vilnus e o enclave russo de Kaliningrado. O centro medieval fica na confluência dos rios Nemumas e Neris, que está ligado à Cidade Nova pela Laisves aleja, uma rua principal de pedestres cheia de cafés, e por uma quantidade enorme de museus. Um deles é dedicado aos demônios, outro aos cegos, aos animais empalhados, sem falar de outros temas como farmácias e instrumentos folclóricos. O Museu de Arte MK Ciurlionis reúne as obras dos melhores artistas lituanos.
Entre as atrações históricas de Kaunas estão as ruínas do castelo do século 13, entre o rio Neris e a Rotuses aikste, praça onde fica a famosa Câmara Municipal da cidade. Tanto a praça quanto o prédio datam de 1542. Há também como explorar o recente passado tumultuado de Kaunas. Acima do Neris está o bairro judeu de Vilijampole, onde foi instalado o gueto nazista entre 1941 e 1944, hoje sinalizado com um obelisco. Muitos judeus morreram no Ninth Fort, também usado pelos soviéticos na extremidade noroeste da cidade.
No museu há exemplos de grafites feitos pelos prisioneiros. A herança rural da Lituânia pode ser vista do Museu a Céu Aberto da Lituânia, a 19 quilômetros de Kaunas, em Rumsiskes. É formado por uma série de prédios e casas de fazenda do século 19.