Em junho, o Joinville Jazz Festival (www.joinvillejazz.com.br) espalha música instrumental por toda cidade. Shows com virtuoses renomados são o centro do evento, que já teve em seus palcos nomes como Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal. Mas há também apresentações paralelas em várias partes da cidade: o Mercado Municipal, por exemplo, costuma acolher grupos de choro e há oficinas abertas ao público, ministradas por grandes mestres do festival.
Julho é a vez do Festival de Dança de Joinville. (www.festivaldedanca.com.br), coroado pelo Guiness Book como maior evento do gênero no mundo, exibir espetáculos de grandes companhias convidadas. O evento acontece nos palcos do Centreventos Cau Hansen (av. José Vieira, 315, tel.: 47 -3433 2190) e em espaços públicos. O festival também realiza um concurso, a Mostra Competitiva, entre grupos e dançarinos do Brasil e do mundo. Os vencedores se apresentam na Noite dos Campeões, um dos momentos mais esperados do evento. Cerca de 50 mil pessoas costumam assistir aos 4 mil bailarinos durante os onze dias do evento.
Joinville realiza em novembro a Festa das Flores (www.festadasflores.com.br), com enormes exposições – geralmente realizadas no Expocentro Wittich Freitag (rua 15 de Novembro, 4315, tel.: 47 -3439-3211) –, além de shows de dança, teatro e música. A orquídea é a rainha do evento, apresentada em diversas versões, sendo a Laelia Purpurata (espécie típica da mata atlântica) a planta-símbolo da comemoração.