Na Costa do Cacau, a 70 quilômetros de Ilhéus (e 430 de Salvador), na Costa do Cacau, Itacaré é uma pequena cidade do litoral sul da Bahia de enseadas cercadas por mata atlântica, praias, cachoeiras e rios.
No verão, a praia mais concorrida é a de Conchas, única sem onda da região. Fica ali também a Ponta do Xaréu, o mirante de onde se vê melhor o pôr-do-sol sobre as águas do Rio de Contas.
A partir do fim da Pituba, a rua principal, pode-se pegar trilhas ou estrada (o Caminho das Praias) para chegar a quatro das praias urbanas, a do Resende (área de proteção visual), da Tiririca (preferida dos surfistas), do Costa (não recomendada para banho, por causa das fortes correntezas) e da Ribeira (cercada por mata atlântica, é bastante freqüentada). Desta última é possível pegar uma trilha para a Praia das Prainhas, situada dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e é preciso pagar para entrar.
A partir da estrada-parque, a 9 quilômetros de Itacaré (e mais meia hora, em média, de caminhada) estão a praia e o rio Jeribuaçu. Ao sair do mangue o rio se alarga e forma um grande lago, deixando uma faixa de areia grande entre ele e o mar. É uma das praias mais bonitas da região. Na mata próxima, há também uma cachoeira.
Da mesma estrada, mas a 12 quilômetros, está o Hawaizinho, conjunto de três pequenas praias com muitos recifes. Na maré baixa é perfeito para banho. Ainda na estrada-parque, agora a 15 quilômetros de distância estão as praias da Camboinha e de Itacarezinho.
Não muito alta (são 6 metros de queda), mas extensa (20 metros de largura que formam um grande poço), a Cachoeira do Tijuípe fica a 21 quilômetros de Itacaré. É preciso caminhar cerca de 15 minutos a partir da portaria na estrada-parque.
O Rio de Contas (570 quilômetros da Chapada Diamantina até a Praia da Concha, em Itacaré) é procurado principalmente para rafting. A descida tem duração aproximada de 1h30.
Já na cachoeira do Noré, que fica em uma fazenda de cacau, a aventura é o rappel. E na do Cleandro, vale tomar um banho revitalizante. Compras, gastronomia, passeios e festas acontecem na Pituba, a rua principal.