Time Out Viagem

Contexto

O Farol das Conchas, construído por ordem de D. Pedro II, até hoje, orienta os navegantes na entrada da Baía de Paranaguá.

A Ilha do Mel fica a 95km de Curitiba, ou a duas horas de carro. De lá é preciso chegar até Ponta Sul, deixar o carro num dos estacionamentos locais - eles não circulam na ilha - e então pegar um barco até as praias de Nova Brasília ou das Encantadas, os principais povoados.

Tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Estado, transformada em Estação Ecológica pela Unesco e sob a proteção do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a ilha é coberta por 2.762 hectares de mata preservada. Sua capacidade máxima é de 5 mil visitantes, atingida durante os feriados.

As principais praias são a da Fortaleza, do Farol, de Fora, Grande, do Miguel, Encantadas, Brasília e Belo.

A Ilha do Mel é bastante procurada por esportistas. Suas ondas e morros atraem praticantes de surfe, bodyboarding, trekking, canoagem, vela, pesca esportiva e paraglider e por quem curte a exploração de trilhas de aventura, a maioria bem demarcada e sinalizada.

Em Encantadas, além da beleza natural, há monumentos históricos: a Fortaleza da Barra, também chamada de Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas, construído para guiar os navegadores. A Gruta das Encantadas é outra das riquezas naturais que merecem visitação.

Nos fins de semana o forró corre solto.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois