Time Out Viagem

Contexto

A maior cidade de Creta tem muita história.

A maior cidade de Creta não ganharia o primeiro lugar no quesito beleza. É barulhenta e caótica; sua arquitetura é uma miscelânea de estilos que competem entre si. Mas Heraklion tem seu charme, restaurantes deliciosos e mais de uma dúzia de lugares históricos que compensam a visita.

A fortaleza veneziana do porto, seus estaleiros arqueados, além de 4 km de muralhas atestam os 460 anos de dominação dos venezianos, que abandonaram a região somente em 1669 após 22 anos de cerco turco. Estes ficaram no comando até 1898. O Museu Histórico, à beira-mar, tem exposições bizantinas das eras otomanas, assim como explicações sobre a Batalha de Creta.

Claro que a fase mais próspera de Creta foi a primeira, a minóica, e os achados expostos no Museu Arqueológico – ouro, cerâmica, afrescos do neolítico ao românico – são incomparáveis. (Programado para reabrir em 2007.) O coração de Heraklion pulsa mais rápido ao redor do Mercado de Rua, rodeado por três fontes venezianas.

Perto da fonte Morisini (Leão) do século 17 está a Basílica de San Marco/Galeira Municipal, o Loggia Veneziano/Câmara Municipal, o Ágios Titos, que os turcos converteram em mesquita, butiques chiques e barracas com seus deliciosos produtos locais. Acima do New Gate, onde acontecem os concertos de verão, está o bastião Martinengo, onde fica a tumba do escritor Nikos Kazantzakis. O palácio minóico de Knossos fica 5 quilômetros ao sul de Heraklion.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois