Somente algumas preciosidades de Groningen sobreviveram à Segunda Guerra; isso inclui a Torre Martini, de 500 anos, a igreja Akerk, do século 15, e o Goudkantoor renascentista (Escritório Dourado). O Groninger Museum, projetado com criatividade por Alessandro Mendini, exibe seu ar de atrevimento para quem chega à estação de trem (que tem uma impressionante sala de espera art noveau). O museu marítimo, o Noordelijk Scheepvaart, apresenta a história rica e colorida da trajetória de comercio marítimo holandês.
O grande número de estudantes garante uma vida noturna agitada; as vibrantes ruas de pedras ao redor da Academieplein, com bonitos prédios acadêmicos, têm interessantes e pequenos cafés, além de lojas. O transado Folkingestraat passa pelo coração do antigo bairro judeu; aqui você acha tudo, desde obras de arte e antiguidades, até roupas modernas e produtos orgânicos.
Há várias lojas de design ao redor do Guldenstraat. A Groningen tem diversos restaurantes e mais de 150 bares em toda a cidade. Nos arredores, o que chama a atenção são as casas chamadas Groninger Borgen. Se tiver uns dias a mais, aproveite para visitar as Ilhas Friesian.