Os principais festivais da cidade são oportunidade de ouro para que os habitantes de Genebra deixem de lado, por um dia que seja, o jeito suíço de ser.
O Festival de Música (www.fetedelamusique.ch), que acontece em junho, é de longe o mais animado, com centenas de concertos ao redor da cidade durante dois intensos dias.
Em dezembro, L’Escalade é um concurso de chocolate, que celebra a frustrada invasão do Duque de Savoy em 1602. Come-se chocolate e marzipan, desde a manhã até à meia-noite; há também fogos de artifício e desfiles históricos.
É impressionante o número de estrangeiros que mora em Genebra – 38% da população, sendo muitos americanos. Assim, nos últimos 50 anos, lá acontece a maior das comemorações do Dia da Independência, fora dos Estados Unidos (www.amclub.ch).
O grande evento do verão é o Festival de Genebra (www.fetesdegeneve.ch), com parque de diversões, concertos, fogos de artifício e comida de todos os cantos do mundo. O evento é tão concorrido que os moradores fazem uma pré-festa, a Pré-Fêtes de Genève, no final de julho para já ir entrando no clima (mesmo site).
A prova de que os burocratas estão sempre interferindo é a Maratona de Genebra (www.genevemarathon.ch). Recuperada em maio de 2006, está hoje sobre o patrocínio da generosa bandeira das Nações Unidas.