O condado mais remoto da Irlanda, mais ao norte do que os condados da própria Irlanda do Norte, Donegal fica realmente mergulhada no mar inóspito da região. Seu território gelado e montanhoso não parece ser, em alguns lugares específicos, terra irlandesa.
Os implacáveis ventos marinhos parecem ter levado o verde para além dos vales e suas terras baixas são pinceladas por montanhas rochosas e rodeadas por um litoral recortado. Sua paisagem extraordinária e seu isolamento fazem daqui um local ideal para os viajantes que buscam natureza. Suas rodovias sinuosas são famosas pelas curvas e a sinalização de trânsito está toda no incompreensível irlandês.
Se você quiser dirigir da península Inishowen (Inis Eoghain) até o Malin Head – o ponto mais ao norte – prepare-se porque é bem provável que se perca. Quando encontrar novamente o caminho, siga pelas terras altas do Atlântico e vá até Ardara (conhecida por sua tecelagem), vilarejo que parece ter sido esculpido nas pedras. Saindo de lá, explore a extraordinária beleza do Horn Head (Corrán Binne), onde os penhascos são como torres saindo do mar.
Diferentemente disso tudo, a península Rosguill é calma, circundada por uma estrada perigosamente estreita ao redor das águas do Lough Swilly, que parecem um espelho. Nelas estão refletidos os vilarejos de Rathmelton (Ráth Mealtain) e Rathmullan (Ráth Maoláin), produzindo um verdadeiro cartão postal.
Informações úteis
Aeroporto
Aeroporto de Donegal, Carrickfinn, Kincasslagh (954 8284, www.donegalairport.ie).
Táxi
O táxi custa cerca de €10 até Donegal Town. É aconselhável reservar o táxi com antecedência (954 8284).
Informações turísticas: Neilt Blaney Road, Letterkenny (912 1160, www.donegaldirect.com).
DDI/DDD: +353 74.