Time Out Viagem

Contexto

Casas de pedra em tom mel, interior montanhoso e imponentes construções.

As cidades de Cotswolds, como Burford e Woodstock, são representações atrativas de um certo ideal rural inglês. Fora desses centros de turismo, os pequenos e dourados vilarejos têm igrejas impressionantes e grandes casas bem arrumadas. Em toda a região as lojas vendem caros bricabraques para os turistas consumistas. Cotswolds foi construída graças ao comércio de lã. Mas depois do aparecimento da febre aftosa, o turismo se tornou a principal indústria. Isso se reflete no aumento dos preços e no aumento das atrações temáticas.

No entanto, a principal atração – conhecer o rico interior, com ruínas e casas históricas – é gratuito. Há caminhadas atrativas entre a maioria dos vilarejos e pubs no caminho para facilitar o trajeto. O Thames Path (www.thames-path.co.uk) percorre uma região linda; o rio se tornar navegável em Lechblade, com vários passeios de barco ao redor. A 12,8 km de Oxford, ao norte, está a histórica cidade mercante de Woodstock, para quem quiser visitar o Blenheim Palace, monumento à extravagância (0870 060 2080, www.blenheimpalace.com).

Casa do duque de Marlborough e cidade natal de Winston Churchill, é um dos mais extraordinários prédios da região. O luxo e esplendor do design de Sir John Vanbrugh é de tirar o fôlego e seu tamanho vai chamar a atenção de quem estiver passando. Minster Lovell entre Woodstock e Burford merece uma parada. Um dos vilarejos favoritos de William Morris, fundador do Arts and Crafts Movement que morava nas redondezas, é lindo e tem como centro uma igreja maravilhosa do século 15, além de incríveis ruínas da Minster Lovell Hall, que dizem ser assombrado pelo fantasma do visconte Francis Lovell, adversário do rei Ricardo III.

Burford é a jóia de Cotswolds, uma elegante e histórica cidade das carruagens tem lindas lojas, inclusive a mais antiga farmácia da Inglaterra. Também aqui está o Cotswold Wildlife Park (01993 823006, www.cotswoldwildlifepark.co.uk), com leões, leopardos e zebras numa área bem grande. Entre as atrações mais esquisitas estão a inacabada Woodchester Mansion (01453 750455) perto de Uley, que tem uma grande coleção de gárgulas, e uma ainda maior de morcegos-ferradura. A St Mary’s Church, em Painswick, está rodeada por 99 teixos; se crescer alguma outra árvore, dizem que o diabo pode aparecer.


Informações úteis

Trem

A malha ferroviária não vai até a maioria das cidades de Cotswolds. O trem leva uma hora de London Paddington a Oxford; de Oxford, pegue um ônibus.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois