Vá para apreciar os lindos vales e vinhas de Cape Winelands, que se alongam para o leste da cidade e oferecem vinho excelente em um local maravilhoso. Também pelas lindas praias que se estendem por quilômetros em ambos os lados da península, e pelo passeio de bondinho até o topo da Table Mountain, de onde a vista é inesquecível.
Robben Island
+27 (0)21 409 5100 Balsas, partida 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h
É da beira-mar que o turista sai para ver uma das principais atrações da Cidade do Cabo: uma peregrinação para a prisão de segurança máxima na Robben Island, até a pequena cela vazia, ícone do anti-apartheid, onde ficou preso o ex-presidente Nelson Mandela.
Two Oceans Aquarium
Dock Road, V&A Waterfront +27 (0)21 418 3823 diariamente, 9h30/18h
Uma visita a este impressionante aquário é suficiente para explicar como a Cidade do Cabo construiu a sua reputação de ‘taverna dos mares’. Aqui vivem mais de 3 mil criaturas, desde tubarões a arraias, tartarugas e pingüins africanos. Seja você um biólogo marinho ou alguém que simplesmente assistiu ao filme Tubarão, o aquário impressiona. As instalações e atividades para as crianças são excelentes.
Pan-African Market
76 Long Street +27 (0)21 426 4478 2ª-6ª, 9h/17h
Quando entrar no hall art nouveau, você já se depara com uma obra em baixo relevo em madeira da renascença Africana e criações de papel machê. Entre no prédio e você verá mais de 30 barracas, cada uma vendendo um tipo de arte antiga ou contemporânea, além de artesanato. As peças variam, indo do mais elaborado bordado a grandes e douradas máscaras. Deixe seu olfato levá-lo até ao famoso vendedor de comida senegalesa, para experimentar a culinária do norte da África.
Long Street
Durante o dia, a Long Street fica cheia de livrarias, butiques, pousadas de mochileiros e lojas curiosas que não mudaram de mãos nas últimas cinco gerações. À noite, a rua acende as luzes e se transforma num ambiente dedicado aos clubes, à bebida, comida e encontros dos moderninhos.
Cultural History Museum
Esquina da Wale e Adderley Streets +27 (0)21 460 8240 2ª-6ª, 8h30/16h30; sáb., 9h/13h
Construído em 1679 para abrigar os 600 escravos da Companhia das Índias Orientais, este é o mais antigo abrigo para escravos ainda de pé e o segundo prédio colonial construído na Cidade do Cabo. As exposições tratam de alguns aspectos da história da Cidade do Cabo durante os séculos 17 e 18 e mostram a própria coleção do museu de artefatos históricos.
Table Mountain de bondinho
Não dá para não notar o mais emblemático cartão postal da África do Sul. Não dá para se considerar um turista de verdade até subir lá no topo. Além de poder fazer uma das inúmeras trilhas que levam até o pico, também é possível subir de bondinho, que opera diariamente, exceto quando a ‘toalha’ de nuvens cobre as montanhas. Vale muito a pena.
Camps Bay
Costa Atlântica da península, Victoria Road (M6) vai margeando o litoral
Camps Bay, localizada abaixo da espetacular cadeia de montanhas dos Doze Apóstolos, é o coração da ‘Cape Riviera’. Tão badalada quanto a Fourth Beach Clifton (mas mais simpática) tem praias longas, douradas, com palmeiras e um calçadão onde estão alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade. É de fácil acesso, o que torna Camps Bay muito procurada pelas famílias. Suas piscinas naturais, restaurantes de frente para a praia, sorveterias e área para fazer braai (‘churrasco’) são suficientes para qualquer um ficar por algumas horas curtindo o sol.
Garden Route
Litoral de South Cape
A famosa Garden Route é uma sinuosa via com florestas, rios e vales, que se estende pelo litoral sul de Cape Town. Esta via litorânea de 230 km passa pela maior área contínua de floresta natural da África do Sul, cobrindo uma área enorme de 650 quilômetros quadrados. Suba pelas trilhas até as montanhas Outeniqua, faça canoagem em Wilderness, mergulho e mountain bike nas florestas de Knysna e observe as baleias ao longo da costa.
Hermanus (Walker Bay)
O World Wildlife Fund (WWF) considera a Walker Bay um dos 12 melhores lugares no mundo para observar as baleias. Na verdade, durante a temporada, você certamente terá uma boa visão de qualquer lugar da baía, e normalmente dá para contar umas 20 baleias juntas. Você também pode se aproximar. As baleias normalmente ficam a 10 metros da praia – assim, se você se fizer um piquenique na praia verá tudo de camarote.