Time Out Viagem

Contexto

Perto da costa e das montanhas, dependendo da época do ano, é possível surfar, esquiar e fazer snowboard no mesmo dia.

Talvez a melhor forma de passar o dia em Christchurch seja começar no centro de tudo, na Cathedral Square onde está a Christchurch Cathedral (+64 3 366 0046, www.christchurchcathedral.co.nz). Suba na torre para ter a vista da cidade e depois volte para a praça onde está também o Christchurch Visitor Centre, o Southern Encounter Aquarium, o Cashel Street Shopping Mall e normalmente alegres entretenimentos de rua.

Na Cathedral Square você pode subir no bonde histórico que em 25 minutos faz um tour pela cidade, passando pelo Southern Encounter Aquarium (+64 3 359 7109, www.southernencounter.co.nz), Arts Centre (+64 3 366 0989, www.artscentre.org.nz), Art Gallery (+64 3 941 7300, www.christchurchartgallery.org.nz), Botanical Gardens (www.ccc.govt.nz/Parks/BotanicGardens/) e Canterbury Museum (+64 3 366 5000, www.canterburymuseum.com/).

Pode também andar de gôndolas no Avon (+64 3 379 9629, www.punting.co.nz), passear pela New Regent Street com sua interessante variedade de lojas e cafés e bares e ver a Cathedral Junction (mais lojas, cafés e bares). Se estiver cheio do centro, visite o subúrbio de Sumner que fica a somente 10 minutos do centro de Christchurch e é um local famoso no verão, antes de continuar por Evans Pass até Lyttleton.

Uma vez em Lyttleton, aproveite o dia todo ou somente uma tarde para explorar a cidade ou pegar um barco no porto; depois, vá até Governors Bay e mais adiantes em Teddington até Charteris Bay e Diamond Harbour. Volte para Christchurch pela Governors Bay e cruze a Dyers Pass.


História Local

O povo maori (tribo Ngai Tahu) ocupou a região de Canterbury até que o botânico do grande explorador inglês Capitão James Cook avistou a Banks Península, em 1770. Os caçadores de focas e baleias e comerciantes de linho se instalaram na região nos 70 anos seguintes, mas foi só em 1839 que os primeiros colonizadores começaram a chegar, principalmente do Reino Unido. Turbinada pela produção, especialmente de lã das fazendas vizinhas, Christchurch cresceu. Depois da Segunda Guerra, a região recebeu imigrantes de outras partes e nas últimas décadas tornou-se a casa também de pessoas vindas da Ásia, Ilhas do Pacífico, Somália, Iraque e Irã.


Política Local

Os moradores da Cidade Jardim têm dado um basta nos jovens que turbinam seus carros para conseguir melhor desempenho. Se não fosse por isso, as ruas da cidade seriam tranqüilas e seguras. As recentes fatalidades no trânsito trouxeram à tona a questão e aumentou a pressão sobre as autoridades para que pensem numa solução.


Informações úteis

Aeroporto

Christchurch International Airport é o maior e mais movimentado aeroporto da South Island e fica 11,2 km a noroeste da cidade.


Carro

Se tiver tempo, vá de carro até a cidade (voe até Wellington, pegue a balsa para cruzar o Cook Strait e siga de carro pela costa leste) – a viagem tem paisagens maravilhosas.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois