Time Out Viagem

Contexto

Charmosa e interessante.

Chambéry fica no coração da montanhosa região de Sabóia e é a antiga capital do ducado. Além de ser charmosa e interessante por si só, é a porta de entrada para a região das estações de esqui no inverno e para as fabulosas caminhadas no verão.

No coração da cidade antiga, o imponente Château des Ducsde Savoie, do século 14, é hoje quase todo ocupado pela Préfecture, mas era a casa dos Duques de Sabóia antes de eles partirem para Turim, em 1563. Nessa ocasião, os duques levaram consigo o Santo Sudário, que mais tarde ficou conhecido como o Sudário de Turim.

Na outra ponta da rue de Boigne, para quem vem do château, está talvez o mais famoso monumento da cidade, a Fonte Elefante, erguida em 1838 para honrar o Comte de Boigne, que ganhou uma fortuna na Índia e deixou o dinheiro para sua cidade natal.

Embora não fizesse parte da França até 1860, foi em Chambéry que viveram o filósofo francês Jean Jacques Rousseau e sua amante Madame de Warens, de 1732 a 1742. Sua casa fica na Place St. Léger e no seu retiro no campo em Les Charmettes foi montado um museu. Ao norte da cidade fica o bonito Lac du Bourget, tanto enaltecido pelo poeta romântico Lamartine.


Informações úteis

Aeroporto

Chambery Aix (04 79 54 49 54, www.chambery.aeroport.fr) fica a 8 km da cidade.


 Táxi

O táxi custa €17-€25. Allo Taxi (04 79 69 11 12). Informações turísticas: 24 boulevard de la Colonne (04 79 33 42 47, www.chambery-tourisme.com).


DDI: +33 sem o 0 inicial.

Escrito por Time Out Viagem editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus

Outras notícias recomendadas

Esqui com exclusividade no Chile

Suíte temática do Sofitel Guarujá Jequitimar

7 cidades próximas a SP para curtir a dois